O trabalho em equipe consiste em um grupo de pessoas empenhadas em cumprir o mesmo objetivo. Existem diversos estudos que comprovam que, com uma equipe preparada para trabalhar em conjunto, o ambiente de trabalho é afetado positivamente: resultados mais expressivos, melhoria na produtividade, mais inovação e execução de tarefas com menos tempo e mais agilidade.
Para alcançar uma equipe uníssona e bem desenvolvida, cada membro do grupo pode desenvolver habilidades e incorporar técnicas no cotidiano que irão colaborar para que o ambiente seja mais colaborativo e leve. Confira abaixo 5 dicas úteis para potencializar o trabalho em equipe.
Desenvolva as habilidades interpessoais
As habilidades interpessoais são definidas como um conjunto de características que facilitam a convivência entre um grupo de pessoas. Entre elas, destacam-se a comunicação clara, escuta ativa, inteligência emocional, ética e empatia. Ao desenvolver cada um dos aspectos comportamentais, é possível transformar o ambiente de trabalho numa atmosfera unida e coesa.
O primeiro passo para melhor desenvolver as habilidades é identificar quais são as que mais precisam de melhoria e focar os esforços nela. Criar situações nas quais utilizará as habilidades, e treinar pouco a pouco - de preferência com pessoas que já estão mais avançadas em tal aspecto é fundamental para melhorar.
Aceite e ofereça feedbacks
Os feedbacks tem por objetivo oferecer uma visão dos pontos positivos, além de apontar o que pode ser aprimorado e apresentar meios para a melhoria. Ter o hábito de oferecer e aceitar feedbacks também é um fator decisivo ao construir um ambiente colaborativo, já que desenvolve a confiança entre os colegas e oferece meios para o desenvolvimento contínuo entre os integrantes.
Seja positivo ou negativo, é importante que todos entendam que o feedback deve ser construtivo e nunca ofensivo. A cada evolução do time, ficará perceptível o crescimento da equipe e de cada membro, criando oportunidades novas para avançar.
Seja um membro proativo
Pessoas proativas são aquelas que assumem responsabilidades, cumprem os prazos e são voluntários para qualquer atividade adicional, sempre quando possível. O comprometimento desenvolve um ambiente de confiança mútua entre o grupo, já que os membros têm a garantia que terão ajuda e poderão ajudar, quando necessário.
Uma pessoa proativa não se concentra apenas nas suas responsabilidades, mas está atenta a todos os passos de desenvolvimento de um projeto. Acrescentar a rotina um momento para entender e participar das discussões, buscando trazer soluções e adicionando criatividade em cada tarefa é sempre útil.
Aprenda com os colegas
É normal que, no ambiente de trabalho, algumas pessoas se desenvolvam mais rapidamente do que outras em certos aspectos e tarefas. Mesmo assim, é importante que todos os membros da equipe compartilhem conhecimentos e promovam um ambiente de aprendizado contínuo - assim, sempre terá alguém a mais para ajudar em caso de emergências.
Reunir-se com o time e entender quais são as tarefas cotidianas de cada membro é algo que pode ser fomentado principalmente pela liderança. A partir disso, criar o hábito de praticar e tirar dúvidas com aqueles que executam determinadas atividades com mais frequência - ou ainda, buscar incorporar na rotina um horário para focar apenas em treinamentos é fundamental para o aprendizado e perpetuação da cultura.
Aprimore as habilidades técnicas
Além das soft skills citadas acima, é imprescindível dar atenção aos detalhes técnicos da profissão exercida. Manter-se atualizado nas tendências da área de atuação, buscar especializações que sejam relevantes, além de expandir a rede de contatos tendem a dar bons resultados e são imprescindíveis para o sucesso.