Os alunos da Escola de Engenharia (EE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Stephanie Pierucci de Souza Costa Maso e José Ricardo Cabau Cunali Júnior, participaram do Red Bull Basement. Dentre as 4043 propostas inscritas na competição, a dupla foi selecionada e ficou entre os dez finalistas com o projeto PaveRain, uma pavimentação inteligente que tem o objetivo de reaproveitar a água da chuva armazenando-a e transformando-a em água potável.
O Red Bull Basement é um evento global que capacita os estudantes de todas as áreas a desenvolverem ideias inovadoras por meio de tecnologia para gerar mudanças positivas no mundo. Os vencedores têm seu projeto financiado. O diretor da EE, Marcos Massi, explica que eventos como esse tem grande atratividade e repercussão entre os jovens.
“É uma felicidade somada a um sentimento de que estamos no caminho certo com nossa ideia inovadora e podemos sim escalonar esse projeto e torná-lo algo executável”, expressa José Ricardo Júnior. Já Stephanie Maso conta que sentiu grande satisfação com a classificação. “Traz o sentimento de gratidão por saber que estou seguindo o caminho que sonhei quando entrei na graduação, além de ser uma mistura de alegria, inspiração e entusiasmo”, relata.
A dupla está feliz com a parceria e acredita que colherá frutos. Para Stephanie Maso, essa oportunidade foi agregadora e José Ricardo afirma que essa união entre eles funciona muito bem. “Sabemos discutir para chegar em soluções e ideias incríveis, conseguindo desenvolver esse projeto muito bem”, conta a dupla.
O diretor da EE acredita que essa oportunidade pode impactar o futuro dos estudantes a partir da participação em competições como essa, o que para ele pode resultar em network e exposição. “Além disso, a exposição em eventos deste tipo pode trazer e atrair investidores para ideias e projetos”, diz.
José Ricardo e Stephanie estão satisfeitos por terem chegado até a classificatória. “Isso já abriu muitas portas em nossas vidas, e não é porque não conseguimos avançar para a próxima fase da competição que vamos desistir desse projeto. Na verdade, isso deu mais gás para continuarmos investindo tempo para desenvolvê-lo”, ressalta o estudante.
“Com certeza, adquirimos mais conhecimento e isso nos faz crescer e melhorar, podendo tornar a ideia cada vez melhor”, finaliza a aluna. É importante ressaltar que o projeto PaveRain foi incluído na incubadora de empresas do Mackenzie.