Na manhã deste sábado, 14 de maio, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília realizou uma cerimônia para entrega de premiação da XXII Exposição Filatélica LUBRAPEX aos alunos Ana Luíza Faria, Beatriz Espindola, Leonardo Denicol e Letícia Alves.
A competição que aconteceu na cidade de Viana do Castelo, em Portugal, entre os dias 26 de abril e 1 maio, é a mais antiga Exposição Filatélica Bilateral do mundo, e acaba de celebrar cinquenta anos de existência.
O colégio foi premiado em seis coleções, duas delas dos antigos alunos Heloísa Luz e Paschoal Rapuano, que começaram a colecionar selos no Clube Filatélico MackStamps - George Chamberlain. A entrega de medalhas e certificados aconteceu em Brasília porque os alunos não foram a Portugal, apenas enviaram suas coleções ao evento. Todo o trabalho desenvolvido no Colégio só é possível graças ao apoio da Federação Brasileira de Filatelia -FEBRAF, em nome do presidente Reinaldo Estevão de Macedo.
O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Maurício Melo de Meneses, recebeu duas premiações na competição, com a coleção Rondon - O Marechal da Paz e o livro Stamps of the reformation: an illustrated history through the centuries, uma publicação da Editora Mackenzie.
Este ano a LUBRAPEX reuniu cerca de duzentos e cinquenta participantes e contou com a exposição de aproximadamente mil quadros. Considerado o mais tradicional concurso de filatelia, o evento contou com a participação de representantes da Alemanha e da Itália, além dos países de origem portuguesa.
Confira detalhes dos alunos premiados:
Ana Luíza Faria – 12 anos – Mickey e sua turma
Beatriz Espindola – 10 anos - Animais do Ártico e da Antártida
Leonardo Denicol – 11 anos – Vida dos mares e oceanos
Letícia Alves – 12 anos – Borboletas – transformação e efemeridade
Paschoal Rapuano – 10 anos
Heloísa Luz – 12 anos