Na última terça-feira, 14 de maio, os alunos de Direito do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) de Campinas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizaram uma visita à sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas. A turma foi recebida por Catarina von Zuben, responsável nacional pela Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONAETE). Desta atividade, participaram alunos de Direitos Humanos e Direito do Processo do Trabalho do curso.
A procuradora fez uma apresentação das áreas de atuação do MPT, passando pelas atribuições do órgão e pelas oito coordenadorias temáticas. Ela abordou a conceituação do trabalho análogo ao de escravo, a previsão penal para quem comete o crime, a legislação internacional existente sobre o tema e os resultados da atuação do MPT e das instituições fiscalizadoras no combate à chaga.
Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Procuradoria e foram presenteados com um exemplar do livro Combate ao Trabalho Escravo: conquistas, estratégias e desafios, organizado por Cristiano Paixão e Tiago Muniz Cavalcanti.
A visita foi organizada pelo professor de Direitos Humanos da UPM Campinas, Edi Aparecido Trindade, que ressaltou a importância de se proporcionar vivências desse tipo para a melhor formação dos alunos.