O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) é uma referência no ensino de crianças e adolescentes em diversas partes do Brasil, pelo seu ensino confessional, preocupado com a educação do ser humano em sua integralidade. Um dos processos educacionais aplicados no CPM é o conceito de Aprendizagem Significativa, que faz um resgate dos conhecimentos prévios dos estudantes, contextualiza o conteúdo ensinado, auxiliando a criança e o adolescente a compreenderem e sistematizarem o conhecimento.
Baseado nos estudos do psicólogo norte-americano David Ausubel, esse processo realiza uma ancoragem de informações e, a partir disso, com as estruturas cognitivas já existentes, formula um significado novo ou mais concreto sobre um determinado assunto, aumentando o repertório dos estudantes. Esse modelo de aprendizagem tem seu diferencial, pois torna mais fácil a assimilação dos conceitos, com ideias sendo apreendidas de maneira integrada, com atribuição de sentido.
"Para que os estudantes da Educação Infantil possam vivenciar uma aprendizagem significativa, os livros didáticos do Sistema Mackenzie de Ensino apresentam uma sequência didática que inicia com uma proposta para o levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre o conteúdo a ser ensinado”, explica a diretora da unidade São Paulo do CPM, Márcia Regis, ao apontar como a instituição desenvolve, na prática, o processo de Aprendizagem Significativa.
A visão de mundo cristã não impacta apenas a percepção de cada componente curricular e segmento escolar, mas também a compreensão de como ocorre o processo de ensino‑aprendizagem. Os livros didáticos dos Sistemas de Ensino Mackenzie organizam os conteúdos, de modo que o aluno seja instigado a perceber o conteúdo escolar que o professor precisa sistematizar, em um primeiro momento, em linguagem comum.
Para isso, o livro didático inicia sempre com uma ilustração, texto ou imagem que contextualizam o tema, facilitando o entendimento dos alunos do que será abordado no decorrer dos estudos. Então, o professor promove um momento de conversa e interação com as crianças e permite que eles apresentem o que já conhecem sobre o que será estudado, mas ainda na linguagem do estudante. Em seguida, guiado pelo professor, o aluno entra em uma etapa de análise do conteúdo apresentado. Agora, ele começa a estabelecer uma relação entre a parte que sabe e um todo que o professor está ensinando.
Após essa etapa, o aluno é capaz de sistematizar o conhecimento, saindo da linguagem comum para a compreensão do conteúdo científico. Ao final, em uma etapa chamada de avaliação, o livro propõe a realização de uma atividade que permita ao aluno relacionar o seu conhecimento prévio sobre o conteúdo, com o tema da aula, de modo que seja possível observar se ocorreu uma aprendizagem significativa ao aplicar o conhecimento a um novo contexto.
A diretora ainda explica que o processo baseado na Aprendizagem Significativa é mais duradouro que apenas o da aprendizagem mecânica, que estabelece uma memorização de conceitos. Ambos processos são importantes e devem ser utilizados de forma integrada para se alcançar melhores resultados.
“Na Educação Infantil, as crianças possuem um tempo de atenção reduzido para atividades que necessitem de maior concentração, são mais espontâneas e, por isso, atividades que levam ao engajamento por meio da expressão oral para o levantamento do conhecimento prévio favorecem a apresentação mais adequada do conteúdo a ser ensinado. O professor tem a possibilidade de preparar atividades apropriadas ao contexto da turma, mais criativas, garantindo uma aprendizagem significativa e de qualidade”, finaliza Márcia.
O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber. Provérbios 18:15 ARA.