Dois colaboradores da Capelania do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) foram homenageados pela Câmara Municipal de Curitiba no dia 25 de maio. A Casa de Leis promoveu uma solenidade para conceder menções honrosas a capelães que atuam junto a instituições públicas e privadas voltadas à saúde, como hospitais, casas de idosos, casas de recuperação e entidades correlatas.
O pastor e capelão Hilário Batista Júnior e a capelã Elenice Santos Barros receberam a titulação em nome da instituição de saúde, que desde 2019 é mantida pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). A iniciativa foi de autoria da vereadora Noemia Rocha em virtude da atuação das capelanias durante a pandemia.
“Passou um filme na cabeça, com as famílias dos pacientes, toda a dificuldade que tiveram de entrar no hospital para visitar os entes queridos. Emoção muito grande, nos sentimos felizes por representar os militantes da pastoral hospitalar. Muitas pessoas trabalharam para auxiliar no momento de dor de tantas e tantas famílias”, ressalta o capelão do HUEM.
Pastor Hilário também foi acometido pela doença durante a pandemia. “Sensação de gratidão, primeiro por estar vivo, pois peguei covid-19 duas vezes, uma delas antes da vacina com um quadro que foi mais complicado, mas Deus foi misericordioso. E gratidão pela lembrança em nome de todos que batalharam pelo bem-estar dos outros, quando estes mais precisaram”, completa pastor Hilário.
Saúde espiritual
Para Elenice Barros, trabalhar com capelania é estar com as pessoas no momento mais frágil, não só da saúde física, mas também mental e espiritual. “Além da doença em si, por ficarem fora dos seus círculos de amizades e familiar, isso traz insegurança para os pacientes, por isso a capelania é tão importante. Em conjunto com a equipe multidisciplinar do hospital, nós procuramos cuidar da saúde física e espiritual”, conta ela.
A capelania atende, além do paciente, a família, que também está em sofrimento. “Naquela situação, por vezes a pessoa contesta a própria fé. Nós fazemos o possível para restabelecer a fé das pessoas. A homenagem foi gratificante, pudemos reviver momentos emocionantes em que clamamos a Deus pela restauração da saúde, pelo conforto de pessoas que não poderiam estar ali junto a seus familiares. O sentimento é de gratidão a Deus pelo privilégio de ter sido instrumento para o cuidado de pacientes e colegas de trabalho”, destaca a capelã.
Solenidade
Além da vereadora Noemia Rocha e do pastor Hilário, a mesa da cerimônia foi composta pelo tenente-coronel Mario Ricardo do Amaral, diretor-geral do Hospital da Polícia Militar do Paraná; Cícero Manoel Bezerra, presidente do diretório da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) – Paraná; Dom Diamantino Prata de Carvalho, provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC); Érika Cecconi Borges Massa Checan, capelã titular do Hospital do Rocio (ELO Capelania); pastor Aristides Vieira, representando o pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba; e capelã Olga Maria Paiva, coordenadora do Grupo Gestor da Rede de Capelães e Capelanias na Saúde de Curitiba e Região.
Para a autora da homenagem, o objetivo da solenidade foi reverenciar aqueles que apoiaram doentes e seus familiares neste difícil período marcado pela disseminação da covid-19. “Vimos amigos e profissionais partindo e vocês estavam lá, garantindo o conforto espiritual aos doentes e a seus familiares. Vocês fizeram a história”, disse a vereadora.