Dentre seus vários diferenciais, as unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) buscam sempre incentivar que seus alunos sejam os protagonistas no processo de aprendizagem. Para isso, os professores desenvolvem propostas em que os estudantes podem colocar em prática o trabalho colaborativo e o pensamento crítico de maneira interpretativa, por meio de brincadeiras na educação infantil ou projetos interdisciplinares em turmas finais do Ensino Fundamental e Médio.
Exemplo disso são os programas de aprendizagem criativa e colaborativa, os projetos desenvolvidos no espaço MackMaker, e o STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, traduzido da sigla em inglês) - abordagem pedagógica interdisciplinar, que propõe integrar todas estas áreas do saber - . Segundo a diretora do CPM São Paulo, Márcia Regis, a ideia de desenvolver o protagonismo nos estudantes pode ser reconhecida como um dos elementos fundamentais em suas formações como pessoas, futuros profissionais, cidadãos, potenciais agentes de transformação social.
“É essencial que o estudante se sinta sujeito ativo na sala de aula, que esteja no centro do próprio aprendizado para que possa ser protagonista no ambiente escolar”, destaca Regis.
Ainda de acordo com a diretora, é importante que o colégio e a família dos alunos atuem juntos para, assim, promover o protagonismo estudantil por meio de situações de incentivo, evitando a inibição nas atividades escolares e em diferentes ambientes. “Quanto maior o envolvimento do estudante no processo ensino-aprendizagem, maior autonomia e responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento”, conta.
É importante destacar que os professores das unidades do CPM são fundamentais para incentivar os alunos a se tornarem protagonistas na aprendizagem. Por meio deles, os estudantes são motivados e suas habilidades são valorizadas. “O professor deve valorizar o trabalho cooperativo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, ética e respeito ao próximo”, explica a diretora.
Segundo ela, um estudante protagonista é capaz de construir sua identidade por meio do autoconhecimento, além de abrir caminho para a autodeterminação. “Tais características desenvolvidas contribuem para a formação de um bom profissional, em qualquer área que deseje atuar, e na formação de um cidadão ativo na sociedade, de forma reflexiva e consciente”, destaca.
“O desenvolvimento de uma atitude protagonista nos alunos vem acompanhada da responsabilidade por tudo o que faz, e o professor deve favorecer um ambiente participativo no qual os alunos possam se ver como pessoas relevantes no processo”, finaliza.
Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.
1 Coríntios 4:1