O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Palmas, no dia 30 de janeiro, recebeu a visita do professor Gabriel Neres, orientador institucional do Projeto de Vida do CPM. Os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio tiveram uma Aula Magna sobre a importância da formulação de um propósito na vida.
A visita integra uma série de ações, realizadas desde 2022, para institucionalização do Projeto de Vida. Na conversa com os estudantes, foram comunicados os fundamentos que norteiam as ações pedagógicas realizadas no e pelo componente curricular. Os estudantes do Ensino Fundamental II têm uma aula por semana e os do Ensino Médio contam com duas aulas semanais.
Os estudantes que participam do Projeto de Vida são auxiliados a formular o seu propósito vital, gerando “um significado pessoal que resulta em escolhas pessoais, profissionais e sociais concernente aquilo que se alinhe aos seus interesses e seu papel para promoção do bem-estar interior e exterior”, explica o professor Gabriel Neres.
“Antes do Projeto de Vida, meu único objetivo era passar em Medicina, ganhar dinheiro e viver minha vida. Mas eu não imaginava que, nesta iniciativa, iria entender meu propósito de vida, e que ele vai além disso”, frisou a aluna Anellyse Lima.
Após desenvolver várias habilidades socioemocionais e conhecer o seu “eu”, Anellyse tem um novo desejo: criar uma organização para pessoas vulneráveis que precisam de cuidados médicos.
Ela ainda explicou que seus objetivos profissionais evoluíram do sucesso pessoal, para algo que levará satisfação e influência na vida do outro. “É como aprendi no Projeto, o sucesso sendo ele financeiro ou de reconhecimento, será apenas consequência de um trabalho bem-feito”, conclui.
O CPM tem grande preocupação com a formação integral dos alunos. É de grande importância auxiliar os estudantes a formularem seus projetos vitais e ampliarem o nível de complexidade do seu propósito, condição essencial para a evolução acadêmica, cultural, social e humana.
O Projeto de Vida
A estrutura do Projeto de Vida institucional está fundamentada na cosmovisão cristã e nos mais modernos estudos acadêmicos sobre o assunto, incluindo o Stanford Center on Adolescence.
O Projeto de Vida do CPM intenta permear, de modo significativo, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, assim como as particularidades de cada estudante. As proposições pedagógicas, balizadas pela Base Nacional Comum Curricular e fundamentadas na cosmovisão cristã reformada, perpassam temáticas inerentes as esferas socioemocional, profissional, psicossocial, acadêmica, ética e moral.
Além disso, atua sob a tutela da direção, coordenação, orientação pedagógica, contando com o auspicioso auxílio da orientação educacional e indelével atuação direta do corpo docente.
“Almejamos o protagonismo dos estudantes, sendo esse erigido sobre os fundamentos da formação integral e sinfônica, sedimentando a construção dos processos acadêmicos e o refinamento de escolhas individuais no âmbito social, profissional e acadêmico”, comenta o professor Gabriel Neres.