O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo enxerga cada criança como única, possuindo características individuais que proporcionam diferentes modos de aprender e de se desenvolver. Isso é parte da nossa visão de mundo que reconhece que cada indivíduo é criado à imagem e semelhança de Deus e, portanto, deve ser respeitado, motivado e desafiado, a fim de que suas habilidades sejam valorizadas.
Assim, refletir sobre a entrada dos alunos no Colégio é permitir um processo de adaptação pensado e estruturado, tendo o acolhimento como uma prática educativa. Para o CPM, acolher é fornecer instrumentos para que o aluno se sinta confiante para crescer e se desenvolver.
Para que seja pleno, o desenvolvimento infantil, que engloba o ser como um todo, deve ser compreendido numa perspectiva na qual a infância e seus estágios sejam realizados de maneira a respeitar a criança em seu tempo de aprendizagem e necessidades. O objetivo do CPM São Paulo é despertar em cada aluno o seu potencial e fortalecer as bases para uma aprendizagem saudável e segura.
Isso é realizado por meio de interação e brincadeira, que são direitos de aprendizagens, consideradas eixos estruturantes na Educação Infantil. É por meio do brincar que a criança cria e experimenta hipóteses, estabelece relações, expressa seus conhecimentos e, com isso, constrói novas conexões.
O papel do professor, assim, é mediar e favorecer o ambiente, criando situações de investigação, de descoberta e de questionamentos. Os professores do Mackenzie têm o olhar atento para as habilidades já consolidadas dos alunos para então estimular as que estão em curso de desenvolvimento através de estratégias pedagógicas. Para isso, utilizamos o nosso Sistema Mackenzie de Ensino (SME) para organização e sistematização do conhecimento, apoiados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E é assim que os espaços e propostas são pensados no CPM São Paulo para abranger os campos de experiência.