O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) promoveu, entre os dias 19 e 21 de outubro, o XII Congresso de Pediatria e Encontro de Ex-residentes de Pediatria do Hospital Mackenzie. Com mais de 200 inscritos, o evento foi realizado no Centro de Eventos da Associação Médica do Paraná, em Curitiba.
O congresso contou com participantes renomados no cenário nacional, como Hany Simon Júnior, de São Paulo; Amanda Ginani Antunes, da Bahia; e Sérgio Luís Amantéa, do Rio Grande do Sul, que participaram de valiosos debates.
“A excelência acadêmica está no DNA do Mackenzie, e se imprime também no HUEM. É por meio de eventos como esse que solidificamos nosso papel de disseminação das melhores práticas clínicas, particularmente na área pediátrica, onde o HUEM figura entre os maiores do Sul do Brasil. Educar e cuidar: isto é Mackenzie”, destacou o diretor geral da instituição, Dr. Tiago Tormen.
Tormen foi o palestrante da conferência de abertura, presidida pelo diretor clínico do HUEM, Dr. Maurício Marcondes Ribas, a respeito do tema “Leucemia na infância: o que o pediatra precisa saber”. No primeiro dia também aconteceram três painéis com os assuntos “Casos desafiadores em Neurologia”; “Casos desafiadores complexos”; e “Casos desafiadores em pacientes críticos”.
Emergências e cuidados paliativos
No segundo dia, a conferência tratou do tema “Alteração do nível de consciência na emergência pediátrica: pode ser mal epiléptico”, presidida pelo diretor técnico do HUEM, Dr. Gilberto Pascolat e apresentada pelo palestrante Hany Simon Júnior, de São Paulo.
Na sequência da programação foram abordados assuntos diversos, em painéis e mesa-redonda: “Casos desafiadores em emergência”; “Desafios em emergências pediátricas”; “Casos desafiadores em Pneumologia”; e “Desafios em patologias cirúrgicas”.
O terceiro e último dia iniciou com a conferência “Cuidados paliativos perinatais: uma visão integrativa”, presidida pela Dra. Talita Moroz Aladino e apresentada pela Dra. Andreia Franco. Em seguida aconteceu a mesa-redonda sobre “Puericultura”, com moderação da diretora da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Dra. Carmen Marcondes Ribas e para finalizar, o painel “Casos desafiadores em Neonatologia”.
Desafios e avanços
O XII Congresso de Pediatria e Encontro de Ex-residentes de Pediatria do Hospital Mackenzie trouxe à tona os desafios enfrentados pelos profissionais de pediatria, e também destacou os avanços significativos na área. As discussões aprofundadas e as apresentações de casos reais proporcionaram uma plataforma valiosa para a troca de conhecimento e experiências entre especialistas de diferentes estados do Brasil.
O evento fortalece os laços na comunidade médica e promove a disseminação de informações relevantes para o progresso contínuo das diferentes áreas da pediatria. O HUEM continua a desempenhar um papel vital na promoção da excelência médica e na educação continuada.
Este congresso é mais um testemunho do compromisso da instituição com a inovação e o avanço na área da saúde infantil. Educar e cuidar é a missão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), que desde 2019 está promovendo uma transformação no Hospital.