Segundo pesquisa do Datafolha, de 2022, 34% dos estudantes estão com dificuldade de controlar as próprias emoções após o retorno das aulas presenciais, sendo que 24% sentem-se sobrecarregados, 18% estão tristes ou deprimidos e, dentre eles, apenas 40% recebem algum tipo de apoio psicológico nas escolas.
Dentro do contexto, o projeto PAIS é uma iniciativa da Chancelaria e das Capelanias do Mackenzie para fortalecer o vínculo familiar e escolar.
O intuito é escutar, acolher e integrar ações de apoio e incentivo aos familiares de alunos, professores e colaboradores mackenzistas. A sigla PAIS, em acróstico, define quatro pilares que sintetizam as dimensões da ação:
- Proteger remete a uma rede de proteção para crianças, adolescentes e jovens estudantes mackenzistas formada pelas famílias, escola e sociedade;
- Apoiar traz a ideia de ajuda da escola às famílias por meio de oportunidades de diálogos em rodas de conversas, orientações de especialistas etc.;
- Interceder é a dimensão espiritual que confia na orientação das Escrituras Sagradas e na intervenção divina pela oração, conforme a identidade institucional do Mackenzie;
- Semear manifesta o componente da responsabilidade em deixar uma cultura de respeito ao próximo e relacionamentos saudáveis como legado para as gerações
“Cada um dos pilares manifesta a identidade institucional do Mackenzie, cuja missão é educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania em ambiente de fé cristã reformada”, explica o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro.
Para o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, a visão institucional é de valorização da família e, portanto, fortalecer esse elo é o padrão de relacionamento que o Mackenzie apregoa e defende.
“O conhecimento vem pelo ouvir, então uma boa comunicação e o diálogo entre as pessoas fortalece professores, alunos e familiares. O IPM apoia e valoriza o trabalho da Chancelaria e das Capelanias, pois entende que não existe Mackenzie sem a visão confessional cristã reformada”, afirma o presidente.
Capelania: bate-papo, apoio e orientação escolar
“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” - 1 Tessalonicenses 5:11
O projeto foi pensado para apoiar pais e responsáveis dos estudantes mackenzistas, que todos os dias buscam seus filhos no término das aulas, integrando-se a outras ações dos educadores e orientadores do colégio, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. Enquanto os alunos aguardam o horário da saída, a capelania aproveita esse tempo para ter um momento de bate-papo, apoio e orientação com os familiares.
“A ideia inicial é fazer um bate-papo semanal com os pais e responsáveis, com o objetivo de abrir um espaço e diálogo, tirar dúvidas e ter um tempo de reflexão bíblica, oração e aconselhamento. Todos estão convidados a participar”, afirma o capelão, reverendo Alexandre Antunes.
“O isolamento social durante a pandemia da Covid-19 teve forte impacto na condição sociopsicológica de muitos de nossos estudantes e de suas famílias. A chancelaria, por meio do trabalho dos capelães, poderá ajudar com diversos serviços, sempre buscando o fortalecimento das famílias”, explica o capelão, reverendo Gildásio Reis.
Criar e educar os filhos é um desafio, mas em Jesus Cristo todos podem encontrar paz e consolo. “Nosso desejo é poder acolher e apoiar o maior número possível de pais na difícil tarefa de educar seus filhos a partir de princípios cristãos e mostrar que nosso Deus olha por nós e pelos nossos filhos. Queremos estabelecer pontes”, conclui o capelão, reverendo Jouberto Heringer.
Serviço
PAIS - Proteger, Apoiar, Interceder e Semear
Data: toda quarta-feira
Horário: 11h30
Local: capela Rev. José Manoel da Conceição - Prédio 11 - campus Higienópolis - Rua Itambé, 135