A graduação é um momento fundamental na formação de um profissional, mas a jornada acadêmica não para por aí. Após se graduar, existe um vasto mundo de oportunidades educacionais que se desdobram e, no mundo atual, é impossível deixar de lado os estudos. Nesse sentido, dois caminhos se destacam: a busca pelo título de Mestre e/ou Doutor, por meio da Pós-graduação Stricto Sensu
Esse tipo de pós é uma jornada de aprimoramento acadêmico que oferece oportunidades inigualáveis para aqueles que buscam se destacar em seus campos de atuação, seja em sua forma voltada para o mercado de trabalho, com o Mestrado/Doutorado profissional, seja direcionado para pesquisas e para o desenvolvimento científico, com a pós-graduação acadêmica.
Essas duas opções oferecem benefícios distintos. O mestrado e o doutorado profissional são voltados para o aprimoramento das competências necessárias para o mercado de trabalho, enquanto o mestrado e doutorado acadêmicos se concentram na pesquisa e no desenvolvimento do conhecimento científico.
Diferenças
O Mestrado acadêmico é direcionado às pessoas que terminaram a graduação e desejam continuar a carreira acadêmica ou querem aprimorar e investir em seu desenvolvimento profissional. Propõe-se a aperfeiçoar a competência científica, oferecendo contribuição à proficiência acadêmica de pesquisa, de modo a desenvolver a sua formação mediante estudos com impacto científico, social e econômico. Além disso, temos ainda o Mestrado Profissional, que oferece cursos que têm como o objetivo acrescentar, no setor produtivo, competitividade e produtividade a empresas e organizações.
Após o término de tais cursos, é possível ingressar em um curso de Doutorado profissional ou acadêmico, como forma de continuar as pesquisas desenvolvidas. Além de aprofundar o conhecimento em uma área específica, ele aprimora as habilidades de pesquisa, pensamento crítico e resolução de problemas. Isso não apenas aumenta a capacidade de enfrentar desafios complexos no ambiente de trabalho, mas também abre portas para cargos de liderança, consultoria e carreiras acadêmicas.
Os doutores são frequentemente reconhecidos como especialistas em suas áreas, o que aumenta sua empregabilidade e oferece oportunidades para contribuir com inovações e avanços significativos em suas respectivas indústrias.
Ambos representam etapas cruciais na formação acadêmica, oferecendo diferentes oportunidades de crescimento e contribuição para a sociedade. Confira a seguir quatro passos para ingressar tanto em um mestrado quanto em um doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM):
1. Escolha da área de estudo: O primeiro passo é definir a área de estudo que mais lhe interessa e na qual deseja contribuir, podendo ser, até mesmo, diferente da formação na graduação;
2. Preparação acadêmica: Para ingressar em um programa de mestrado, é fundamental ter concluído uma graduação. Para o doutorado, geralmente é necessário já possuir um mestrado, mas os requisitos variam de acordo com o programa.
3. Documentos necessários: Certifique-se de reunir todos os documentos exigidos, como histórico acadêmico, cartas de recomendação e, no caso do doutorado, projeto de pesquisa.
4. Processo seletivo: Ambas formações envolvem processos seletivos competitivos, que podem incluir avaliações, entrevistas e análise de documentos.
A UPM oferece um ambiente de aprendizado de excelência e suporte para sua jornada acadêmica. Não perca a oportunidade de se tornar um mestre ou doutor e contribuir para o avanço do conhecimento.
O período de inscrição está aberto até 06 de novembro e você pode acessar o edital completo com todas as informações essenciais, basta clicar aqui. Inscreva-se e dê o primeiro passo em direção a uma carreira reconhecida e consolidada.
Serviço:
Processo Seletivo Mestrado e Doutorado 2024.1
Inscrições: até 06 de novembro
Edital: Clique aqui