Os 64 anos de fundação do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) foram celebrados em um Culto de Ação de Graças realizado na noite de terça-feira, 26 de setembro, na Igreja Presbiteriana Central de Curitiba. O pregador foi o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro.
“Há quase cinco anos Deus permitiu, em um ato poderoso do Senhor, que nós pudessemos adquirir o Hospital. Agradecemos pelo trabalho que o Hospital presta à Curitiba, ao estado do Paraná e até a outras cidades do Brasil. Que Deus derrube bençãos em todos os colaboradores do HUEM”, ressaltou reverendo Roberto Brasileiro.
Diversas autoridades estiveram presentes no culto, entre elas o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que destacou o papel do HUEM na cidade, em especial após o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) ter assumido a gestão, no início de 2019.
“O Mackenzie ter assumido o Hospital Evangélico foi um presente para Curitiba. Logo no ano seguinte passamos pela pandemia que assolou o mundo inteiro, e se Curitiba conseguiu enfrentar esse difícil desafio, muito se deve ao trabalho do HUEM, que sempre abriu leitos quando o município solicitou”, destacou Pimentel.
Representando a Diretoria Executiva (Direx) do IPM estiveram o presidente Milton Flávio Moura e o diretor de Saúde e Faculdades, Luiz Roberto Rocha. Também participaram o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro; o presidente do Conselho Deliberativo, reverendo Cid Pereira Caldas; o presidente do Conselho de Curadores, Antônio César Freitas; e os conselheiros reverendo Juarez Marcondes Filho, Renato Laranjo Silva, Rui Otávio de Andrade, Nehemias Pereira e Anizio Alves Borges.
O culto contou com as apresentações do coral da Igreja Presbiteriana Central de Curitiba e também do coral do HUEM, formado por colaboradores do Hospital.
Homenagens
O diretor geral do HUEM, Dr. Tiago Tormen, homenageou cada médico e cada colaborador pelo papel desempenhado no dia a dia do atendimento hospitalar. “Sabemos a história que temos. Juntos nós somos melhores, cada um é um peça colocada por Deus para sermos benção nessa cidade”, disse.
Entre outras personalidades que prestigiaram o evento estavam o ex-diretor geral do HUEM, Dr. Rogério Kampa; a diretora da Fempar, Dra. Carmen Marcondes Ribas; o presidente da Cohab Curitiba, José Lupion Neto; a diretora de Operações Hospitalares do HUEM, Cristiane Skraba; e o diretor Administrativo e Financeiro Hospitalar, Charles William Sattler.
A Assembleia Legislativa do Paraná marcou presença com os deputados Fábio Oliveira e Marcia Huçulak, que entregaram o título de Menção Honrosa pelos serviços prestados, nas mãos do presidente do Conselho de Curadores do IPM, Antônio César Freitas.
O reverendo Cid Pereira Caldas também recebeu uma Menção Honrosa em nome do Mackenzie, entregue pelo assessor Abenir Lopes, que representou a deputada estadual Cantora Mara Lima. O deputado federal Pedro Lupion esteve representado pela administradora regional da Matriz, da Prefeitura de Curitiba, Rafaela Lupion.
A Câmara Municipal de Curitiba entregou votos de Congratulações e Aplausos pelo aniversário do HUEM. Estiveram presentes os seguintes vereadores: Noemia Rocha, Rodrigo Reis, Alexandre Leprevost, Sargento Tânia Guerreiro, Leônidas Dias, Jornalista Márcio Barros e Mauro Ignácio.
Em uma noite marcante, o HUEM celebrou com grande reverência e gratidão seus 64 anos de dedicação à saúde e ao bem-estar da comunidade. A grande presença de autoridades representa a relevância da instituição, que tem uma rica história de compromisso em servir.