Na última terça-feira, 27 de agosto, a Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) participou do evento Intersolar South America, realizado no Expo Center Norte, e celebrou o acordo entre a instituição e a Huawei Digital Power para desenvolvimento do projeto de P&D voltado para performance e segurança de baterias de íon-lítio.
O projeto prevê ensaios de ciclagem e envelhecimento de baterias empregadas em instalações fotovoltaicas residenciais. Além disso, serão realizados ensaios mecânicos de vibração, perfuração e outros destrutivos para deflagração de baterias. Nesta fase, serão verificadas técnicas para o combate ao incêndio das baterias de ion-lítio.
Os ensaios destrutivos das baterias terão acompanhamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Espera-se que os resultados possam contribuir com o estabelecimento de normas de segurança de instalações fotovoltaicas residenciais com a presença de sistemas de armazenamento de energia. Os resultados também permitirão a expansão e regulação do mercado de baterias para instalações fotovoltaicas em casas.
A pesquisa é coordenada pelos professores mackenzistas Bruno Soares de Lima, Silvia Maria Velasquez e José César de Almeida, com a participação de oito alunos bolsistas do curso de Engenharia Elétrica. O projeto prevê investimentos para compra de equipamentos para o Laboratório de Geração Fotovoltaica e para o Laboratório Inova Solar Huawei Mackenzie, já financiados em outro projeto de P&D anterior com a Huawei.
A participação no evento contou com a assinatura do termo pelo reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, e o executivo da Huawei Digital Power, Sun Quan, diretor de Estratégias e Novos Negócios. Estiveram presentes também o diretor da EE, Marcos Massi, e o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Bruno Soares de Lima, que realizou uma palestra explicando o planejamento do projeto e seus benefícios para a academia e sociedade. Pelo lado da Huawei participaram a gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Mariani Passos, e o engenheiro Gabriel Gouveia.