A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no início de cada semestre, realiza o Fórum de Aprendizagem Transformadora (FAT), o qual tem a intenção de consolidar e avançar os pressupostos da política educacional e a prática docente orientada à aprendizagem transformadora. O encontro é direcionado aos professores da UPM e tem o objetivo de incentivá-los a repensarem sua prática sempre de forma colaborativa para o fomento às experiências de transformação dos alunos durante sua trajetória universitária.
Nesta quarta edição do Fórum, que tem como tema A Ciência e a Arte do Ensino e da Aprendizagem Transformadores, será realizado o debate sobre metodologias de ensino e de aprendizagem que fomentem a transformação – e ocorre nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2022. O FAT terá a participação de pesquisadores europeus, como o professor Alexis Kokkos, da Hellenic Open University; a professora Alessandra Romano, da University of Siena; e a professora-pesquisadora Kaisu Mälkki, da Tampere University. Esta última palestrante tratará das emoções e dos fatores que inibem os processos transformadores.
De acordo com a pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein, o Fórum busca consolidar a cultura e a prática da docência com foco na qualidade da interação com o estudante, procurando promover uma aprendizagem com alto teor de reflexão, proporcionando, assim, o desenvolvimento das competências técnicas e socioemocionais, tão importantes na formação integral dos alunos.
“Com a realização dos Fóruns, nota-se a execução estruturada do plano de formação docente da Universidade, que tem como propósito a oferta de uma educação superior reflexiva, em que os alunos possam se desenvolver em relação a eles mesmos, aos outros, à comunidade e ao meio ambiente, sendo capazes de promover uma intervenção positiva no mundo”, destaca a pró-reitora.
Além disso, há uma perspectiva de continuidade dos assuntos das outras edições do evento, privilegiando a aprendizagem dos alunos e dos professores em um contexto de promoção de competências específicas da profissão e também nas soft skills.
“O diferencial desta edição é a apresentação da abordagem europeia do ensino e da aprendizagem transformadora, com foco nas práticas pedagógicas. Também se buscará avançar nos trabalhos realizados nas edições anteriores, abordando as especificidades do ensino e da aprendizagem transformadora em componentes cocurriculares dos cursos da Universidade”, afirma ela.
Outro grande destaque é a utilização das competências-chave da educação mackenzista para a aprendizagem transformadora, que são os MackSTLR, definidas em versões anteriores, agora já gerenciadas por um comitê acadêmico, para nortearem os trabalhos de diagnóstico das Iniciativas de Aprendizagem Transformadora (IATs) com o propósito de desenvolver projetos-piloto cocurriculares para o próximo semestre letivo.
“Construir essa prática docente reflexiva tem sido alvo de nossos esforços e cerne de nosso trabalho de formação docente das últimas versões dos fóruns de aprendizagem transformadora, por isso, é importante a participação de todos nesse evento”, finaliza Brunstein, mostrando a importância de todos os professores participarem.