Na quinta-feira, dia 27 de janeiro, autoridades do Mackenzie e da empresa de tecnologia TOTVS estiveram reunidas em um evento híbrido (presencial e on-line), transmitido a partir do auditório do MackGraphe, no campus Higienópolis, em São Paulo, para lançar o Programa Mackenzie de RenovAção (PMR). A ação foi direcionada aos líderes do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e aos de suas mantidas, apresentando as premissas de todo o trabalho que melhorará e integrará todos os sistemas de gestão e processos da Instituição, remodelando o formato de atuação.
A implantação do Programa Mackenzie de RenovAção envolve todas as unidades e centros de serviços do Mackenzie e suas mantidas, com cerca de 128 projetos, grandes grupos de trabalho e algo em torno de 70 profissionais envolvidos diretamente durante toda a jornada.
Conforme destaca o diretor de Estratégia e Negócios (DIREN) do IPM, André Ricardo de Almeida Ribeiro, esse trabalho vai aprimorar e adequar os processos de negócio da cadeia de valor educacional e de saúde do Mackenzie. “Para termos sucesso, contamos com toda e cada área do IPM e suas mantidas atuando como protagonista, ou seja, será preciso o engajamento e a comunhão de todos com este trabalho que vai muito além de uma integração de sistemas, pois oferece as bases para um desenvolvimento e crescimento contínuos da Instituição”, assinalou.
De acordo com ele, a nova plataforma tecnológica abarca e atende não apenas as demandas atuais do Mackenzie e suas diversas unidades, como também lança as bases para desenvolvimentos futuros, ampliando as possibilidades no curto, médio e longo prazos.
“Imaginamos um tempo médio de 18 meses para este trabalho. Não será simples, mas é necessário! E precisamos de cada um comprometido com essa transformação!”, complementou Ribeiro.
O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, também presente no lançamento do PMR, demonstrou a integração e parceria com a TOTVS ao se dirigir aos profissionais da empresa como “nosso pessoal”, destacando que este é um Programa expressivo e grande, e que chega em um momento único do IPM e suas mantidas. “E que vem reforçar que Deus é bom, pois estamos enfrentando mudanças nos processos de gestão do Mackenzie, desde as pequenas até as grandes, sabendo que tudo isso faz parte do nosso compromisso de crescimento”, enfatizou.
O presidente pontuou, ainda, aos líderes e demais colaboradores, que os comportamentos necessários neste momento são de comunhão e unidade. “Além destes, precisamos de ‘diaconia’, ou seja, teremos de servir, em especial sabendo que nosso trabalho é para glorificar a Deus e cumprir a missão do Mackenzie. Precisaremos de humildade e colaboração, pois é uma transformação que vai impactar nossas prioridades, estruturas, comunicação. E tudo vai enriquecer aquilo que o Mackenzie já é”, acrescentou ele.
A trombeta e a Arca
Em sua devocional no início do evento, o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, trouxe uma reflexão sobre dois fortes símbolos encontrados nas peregrinações do antigo testamento: a Arca da Aliança e a trombeta.
“A trombeta dava a voz de comando a todo o povo, indicava quando deveriam avançar, recuar, mover-se em uma outra direção. De certa maneira, podemos dizer que a trombeta era uma espécie de ‘pré-história’ dos sistemas de comunicação e gestão integrados”, disse o chanceler.
Ele seguiu contando que o outro símbolo forte era a Arca da Aliança, que ia à frente do povo em suas movimentações e ocupava lugar sagrado e de destaque. “Isso porque a Arca simbolizava a presença de Deus entre eles, era a certeza de que eles não estavam sozinhos e nem trabalhavam em vão. Dessa maneira, fazendo um paralelo com o Mackenzie, podemos dizer que a Arca é como a nossa identidade institucional, o que a confessionalidade é para nós, nosso direcionamento e a certeza de que atuamos para glória de Deus. Nosso grande desafio é nos tornarmos melhores, o que não significa, necessariamente, sermos maiores”, adicionou ele.
Atuação integrada
O vice-presidente executivo da TOTVS, Alexandre Apendino, em sua fala ao longo do evento, fez coro com a declaração do presidente do Mackenzie, Milton Flávio. “Envolvam-se, engajem-se. Não são duas instituições diferentes, é apenas uma. Precisamos de união para fazer essa mudança de processos. Um trabalho necessário para que o Mackenzie continue crescendo e produzindo”, afirmou.
Apendino falou em nome do Conselho de Administração da TOTVS, pontuando o orgulho de atuar junto ao Mackenzie. “Temos muito conhecimento no setor educacional, e sabemos que o Mackenzie é diferenciado, complexo. Discutimos muito internamente e vimos que podemos agregar muito com tecnologia. Eu mesmo sou mackenzista, então tenho um carinho redobrado!”, contou ele.
Participaram também do encontro (de forma presencial ou on-line) diversas autoridades mackenzistas e da TOTVS, as quais foram cumprimentadas na pessoa do senhor Nehemias Curvelo Pereira, representando o Conselho Deliberativo e toda governança do IPM.
Confira, abaixo, o vídeo de lançamento do Programa Mackenzie de RenovAção.