A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, recebeu, nesta sexta-feira, 24 de junho, diversos secretários de meio ambiente e representantes de prefeituras para discutir a criação de um Fórum Regional de Sustentabilidade para debater diversos problemas hídricos da Região Metropolitana de Campinas. O projeto conta com apoio do Agência Metropolitana de Campinas (AGEMCAMP).
O objetivo do Fórum é a discussão de dados e estratégias para resolução de problemas relacionados à gestão de recursos hídricos e saneamento básico das cidades da região. A ideia é que, após esse primeiro encontro, cada secretário faça um levantamento de dados e questões que seriam trazidas para o debate do Fórum.
"Devemos ter a perspectiva ética cristã na maneira como vivemos, sobretudo na responsabilidade que cada um tem sobre a conservação ambiental. É possível avançar no sentido de resolver problemas neste âmbito", declarou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
Para o diretor do campus Campinas da UPM, Anaor Donizette, é muito importante o protagonismo da Universidade. "A intenção é nos tornamos protagonistas nessa discussão. Falar em sustentabilidade é importantíssimo em todo o mundo e aqui em Campinas queremos avançar nesse tema e sair com propostas que possam mitigar os problemas hídricos", apontou.
O projeto foi pensado e elaborado pelo professor de Direito do CCT, Leopoldo Soares. "Discutir a questão da água e do saneamento é discutir a saúde da população. É um assunto muito urgente, pois a água é objeto de preocupação, diante do risco de sua escassez", disse o docente.
O diretor-executivo da AGEMCAMP ressaltou a importância deste começo de trabalho para que projetos ambientais sejam introduzidos nos planos diretores das cidades da Região Metropolitana de Campinas. "É preciso começar, dar um primeiro passo para que a gente possa criar um pacto para sempre discutir as iniciativas", declarou.
Após as apresentações iniciais, os secretários e representantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos e iniciativas na área hídrica, além de evidenciarem desafios no levantamento de dados relacionados ao tema. O Fórum Regional de Sustentabilidade deve ser realizado em novembro e criar uma agenda de propostas que seriam implementadas num período de 10 anos.
Representantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e secretários de meio ambiente das prefeituras no Fórum Regional de Sustentabilidade