A professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Nadia Somekh, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), recebeu, na última sexta-feira, 04 de agosto, o prêmio Carmen Portinho, entregue pela Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (ABEA-RJ). A cerimônia foi realizada no Clube de Engenharia, na capital fluminense.
Essa foi a primeira edição do prêmio, que se trata de uma ação emblemática na valorização das posturas inclusivas e de busca de equidade de gênero. A premiação celebra a memória de Carmen Portinho, pioneira na Engenharia e na defesa dos direitos das mulheres, incluindo o direito ao voto, a proteção às mães e infância, a educação feminina e a valorização do trabalho das mulheres.
“Neste momento de união e reconstrução, nós, arquitetas e engenheiras, sabemos dar sustentabilidade e qualidade às edificações. Nossa missão é continuar trilhando o caminho de Carmen Portinho”, afirmou Nadia Somekh.
Ao receber a homenagem, a mackenzista ressaltou a importância das arquitetas e engenheiras no enfrentamento das desigualdades e das mudanças climáticas. Ela também destacou a histórica aliança entre as profissionais de arquitetura, urbanismo e engenharia, reforçando o compromisso de proporcionar sustentabilidade e qualidade às edificações.
Além da professora emérita da UPM, outras 19 mulheres receberam a homenagem, por fazerem a diferença para a sociedade. A cerimônia de entrega do prêmio contou com a presença do senador Carlos Portinho, sobrinho neto de Carmen.
Com informações do portal caubr.gov.