Atualidades

Mackenzistas retornam ao lar em palestras sobre tecnologia

XIV Encontro de Comunicação e Letras reúne especialistas de Jornalismo, Publicidade e Letras 

17.09.201917h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzistas retornam ao lar em palestras sobre tecnologia

Na última segunda-feira, dia 16 de setembro, aconteceu a abertura do XIV Encontro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no campus Higienópolis. Com a temática Comunicação e Tecnologia: Tendências e Rupturas, alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Letras participaram da palestra mediada por três mackenzistas já formados e atuantes no mercado: Cauã Taborda (Head do Google / Youtube para América Latina), Rafael Sbarai (líder de branded content e projetos digitais na TV) e Thiago Massari (vice-presidente de Comunicação e relações públicas da DAZN no Brasil). O vice-reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcellos, prestigiou a cerimônia de abertura.

“Pensando que a área de comunicação é provavelmente, em toda a sociedade, uma das que sofreu grandes transformações nas últimas décadas, é indispensável para uma Universidade do nosso porte e com a nossa reputação promover esse tipo de diálogo entre profissionais do mercado com os alunos, principalmente quando podemos ter o orgulho de ter, na abertura, três antigos alunos, que hoje estão em posição de destaque”, disse o diretor do CCL (Centro de Comunicação e Letras), Marcos Nepomuceno Duarte.

 O foco da primeira palestra do evento foi a essência multidisciplinar do profissional de comunicação e por que toda empresa de mídia precisa ser uma empresa tecnológica. Para Taborda, é fundamental discutir comunicação com tecnologia porque nunca se produziu tanto volume de informação e, dessa maneira, é necessário auxílio para lidar com essa quantidade.

Sbarai defendeu que pensar conteúdo como produto é primordial para o modelo de negócio da área de comunicação atualmente, e que seguir modelos antigos não funciona mais. “As empresas de mídia acordaram tarde para esse negócio. Achavam que era só transpor o seu conteúdo para um novo ambiente, no caso a internet, mas o modelo de negócio não se sustenta e, ao não se sustentar, perde valor”.

O sentimento de retornar à UPM é muito gratificante, segundo o jornalista Thiago Massari. “O Mackenzie mora no meu coração. Eu tenho um carinho profundo pela Universidade, foram quatro anos que passaram em um piscar de olhos. Voltar para cá é sempre uma emoção”.

XIV Encontro de Comunicação e Letras

O evento continua até o dia 18 de setembro, quarta-feira, com palestras para todos os cursos em vários períodos do dia.