No dia 09 de maio, 75 alunos do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizaram uma visita à Secretaria da Administração Penitenciária como parte da disciplina de Recursos e Execução Penal, coordenada pelo professor Fábio Bechara, da Faculdade de Direito (FDir) da UPM. Essa experiência, além de qualificar a compreensão sobre a questão prisional no país, estimulou o juízo crítico dos participantes e seu engajamento na discussão e busca por soluções para um problema muitas vezes invisível aos olhos da sociedade.
De acordo com Bechara, para os alunos da graduação, essa iniciativa é de extrema importância, pois proporciona uma compreensão de que uma política pública não se resume apenas às suas regulamentações formais. Pelo contrário, exige uma análise aprofundada dos atores responsáveis por sua governança, incluindo não apenas as instituições públicas, mas também a sociedade civil. Questões sobre a função, propósito e funcionamento dessas instituições se tornam cruciais nesse contexto.
Além da visita, dois projetos desenvolvidos por alunos estão promovendo o compartilhamento de conteúdo relacionado às aulas, em podcasts e publicações no Instagram, para ampliar as discussões. “Essas iniciativas fazem parte das atividades avaliativas do semestre e seguem a abordagem das metodologias ativas, que estimulam o protagonismo do aluno, conforme a política pedagógica adotada pela UPM”, destaca Bechara.
Esses projetos têm como objetivo potencializar o desenvolvimento de competências essenciais, como criatividade, inovação, cooperação, liderança, planejamento, comunicação e, acima de tudo, comprometimento. Além disso, eles proporcionam uma maior retenção de conteúdo e estimulam o pensamento crítico entre os participantes.
"A elevada qualidade dos trabalhos e o engajamento dos alunos são evidências do retorno positivo que essa experiência proporcionou. Isso inspira a todos, conferindo significado ao conhecimento e trazendo clareza quanto ao caminho a ser trilhado", conclui Bechara.
Essas iniciativas da FDir refletem a busca constante da Universidade por proporcionar aos alunos uma formação acadêmica que vá além da sala de aula, preparando-os para serem agentes de transformação na sociedade. O engajamento dos estudantes nesse projeto demonstra o compromisso da instituição em desenvolver cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo real.
Foto de capa: Adam Tavares