O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), por meio do seu pesquisador Josué Gonçalves, foi destaque em recente publicação na prestigiada revista científica de alto impacto, Journal of Materials Chemistry A, com avanços significativos no campo das baterias de íons de sódio (SIBs).
Intitulado "Ni-rich layered cathodes in sodium-ion batteries: perspectives or déjà vu?", o artigo explora as promissoras perspectivas dos cátodos ricos em níquel para SIBs, destacando-se como uma alternativa viável às baterias de íons de lítio (LIBs) devido à ampla disponibilidade e baixo custo do sódio. O trabalho recebeu destaque na capa da revista, sublinhando sua importância no avanço das tecnologias de armazenamento de energia para a transição energética.
As pesquisas foram realizadas em colaboração com os pesquisadores Gustavo T. M. Silva, da USP, e Hudson Zanin, da Unicamp, que investigaram os materiais catódicos baseados em óxidos de metais de transição, com ênfase particular nos compostos ricos em níquel. Estes materiais apresentam alta densidade de energia, são ambientalmente sustentáveis e utilizam recursos abundantes, tornando-se candidatos promissores para as próximas gerações de baterias de íons de sódio.
Os resultados do estudo apontam estratégias eficazes na engenharia de cátodos de alta densidade energética, ressaltando avanços significativos que lembram as tecnologias bem estabelecidas de LIBs (o déjà vu). Entre as estratégias destacadas, estão o revestimento com materiais condutores, a formação de estruturas hierárquicas e a dopagem parcial com elementos inativos, como o titânio, para melhorar a capacidade e a estabilidade de ciclo das baterias.
Além de sua sólida contribuição acadêmica, Josué Gonçalves – jovem pesquisador em ascensão na ária de ciência e tecnologia de materiais - traz ao MackGraphe uma vasta experiência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de materiais para baterias avançadas, posicionando o Instituto como uma referência na busca por soluções inovadoras e sustentáveis em armazenamento de energia.
Conforme destaca o diretor geral do MackGraphe, Benedito Aguiar, “o desenvolvimento de tecnologia avançada de bateria, nacional e de baixo custo, é um dos nossos objetivos estratégicos e nos congratulamos como o Josué e os seus colaboradores pelo trabalho de destaque, ao tempo que, com entusiasmo, parabenizamos este talentoso pesquisador”.