O conceito de mindset, ou mentalidade, é um termo que se refere ao conjunto de crenças e atitudes que moldam a maneira como as pessoas interpretam e reagem às situações. Originado a partir dos estudos da psicóloga norte-americana Carol Dweck, o mindset é como a lente da qual se enxerga as habilidades e a capacidade de enfrentar desafios.
Tipos de mindset
Dweck identificou dois principais tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. O mindset fixo é a crença de que habilidades e talentos são inatos e imutáveis. Pessoas com esse tipo de mentalidade tendem a evitar desafios e até mesmo enxergam o sucesso dos outros como uma ameaça. Em contraste, o mindset de crescimento é a crença de que habilidades podem ser desenvolvidas com esforço, aprendizado e persistência. Profissionais com um mindset de crescimento buscam desafios, são resilientes diante de obstáculos e se inspiram com o sucesso alheio.
O mindset de crescimento promove uma abordagem mais positiva e proativa em relação ao trabalho e ao desenvolvimento pessoal, pois os profissionais com esse tipo de mentalidade são mais propensos a ver os desafios como oportunidades de aprendizado, a buscar constantemente maneiras de melhorar suas habilidades e a colaborar de forma mais eficaz com os colegas. Por outro lado, um mindset fixo limita as oportunidades e impede o progresso, fazendo com que seus adeptos evitem desafios e resistam a feedbacks que poderiam ajudá-los a se desenvolver.
Mindset de crescimento: benefícios no âmbito profissional
Em vez de observar os desafios como barreiras intransponíveis, profissionais com um mindset de crescimento encaram as dificuldades como oportunidades de melhoria e aprendizado. Por exemplo, ao ser designado para um projeto complexo, no lugar de se sentir sobrecarregado, este considera a situação como uma chance de adquirir novas habilidades e conhecimentos - o que faz que as habilidades e resiliência sejam aprimoradas e exista um ganho significativo na carreira.
Profissionais com mentalidade positiva não enxergam o feedback como uma crítica pessoal, mas como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento e autoconhecimento. Estão abertos para receber sugestões e conselhos de colegas e supervisores, e utilizam as informações para melhorar suas práticas e alcançar bons resultados. O sucesso dos outros passa a ser uma fonte de inspiração, e não uma ameaça. A partir disso, o profissional é mais propenso a oferecer apoio e colaborar com os colegas, criando um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
Mindset de crescimento na prática
Para ter um mindset de crescimento é necessário praticar a auto-reflexão e aprender com os erros. Após um projeto ou tarefa, reservar um tempo para refletir a respeito do que funcionou bem e o que poderia ser feito de maneira diferente trará bons insights e auxiliará no desenvolvimento do mindset de crescimento.
Adotar uma mentalidade de aprendizagem contínua e manter-se atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos da área de atuação também uma maneira de progredir. No Academia Corporativa do Mackenzie existe uma trilha de aprendizado voltada a reconhecer e aprender o mindset de crescimento. Para aprimorar a técnica clique aqui e busque pelo curso “Mude o seu Mindset”.