Nesta quarta-feira, 10 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que cerca de 2,2 bilhões de pessoas no planeta têm alguma deficiência visual e que muitas dessas condições poderiam ser evitadas ou tratadas.
Dono de um dos mais completos centros oftalmológicos do Brasil, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) alerta sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças oculares, que, se não tratadas, podem levar à cegueira.
“A população precisa estar ciente da importância de fazer consultas e exames oftalmológicos para prevenir doenças que podem ter seu quadro agravado caso nada seja feito”, ressalta o chefe do serviço de Oftalmologia do HUEM, Dr. Leon Grupenmacher.
Em abril deste ano, Dr. Grupenmacher participou do Congresso Mundial de Ceratocone, um problema hereditário que afeta de 1 a 2% dos brasileiros na infância e adolescência. A doença, que deforma a córnea e torna a visão embaçada e distorcida, pode se agravar sem o acompanhamento médico adequado.
O ceratocone é caracterizado por uma deformação na córnea, que a torna pontuda, em formato de cone. Crianças e jovens com histórico familiar e coceira nos olhos devem procurar um oftalmologista.
O Hospital Mackenzie oferece diferentes tipos de tratamento para o ceratocone, como lentes de contato, anéis intracorneanos e transplantes – a depender do estágio da doença e das características de cada paciente.
Outras doenças oculares
Entre as principais doenças oculares estão o glaucoma, a catarata, a conjuntivite e a retinopatia. Todas podem ser diagnosticadas e tratadas no HUEM, que realiza mensalmente 7 mil atendimentos oftalmológicos entre consultas, exames, cirurgias e transplantes.
Em 2022, a instituição inaugurou uma clínica destinada exclusivamente à oftalmologia, equipada com tecnologia moderna para a realização de exames que normalmente não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como tomografia de retina, tomografia de córnea, yag laser, exame de campo de visão, angiofluoresceinografia, entre outros.
O yag laser, por exemplo, é utilizado em pacientes após cirurgias de catarata para auxiliar na restauração da visão. Já a tomografia de coerência óptica (OCT) de córnea e retina é um método de exame não invasivo que permite a avaliação de detalhes microscópicos da câmara anterior do globo ocular. A angiofluoresceinografia, por sua vez, auxilia na identificação e no diagnóstico de lesões ou anomalias na retina, enquanto a microscopia especular de córnea visa analisar a quantidade de células na camada mais profunda da córnea, verificando se permanecem saudáveis.
O serviço de oftalmologia do Hospital Mackenzie conta também com centro cirúrgico exclusivo, inaugurado em 2023, onde são realizadas cirurgias eletivas e de emergência, com uma média de 400 procedimentos por mês. “Fazemos todos os tipos de cirurgias oftalmológicas, do olho, pálpebra, retina, além dos transplantes de córnea”, afirma Grupenmacher.
Prevenção é essencial
Para garantir a saúde dos olhos, algumas medidas simples podem ser adotadas, como evitar coçar os olhos, higienizar os olhos ao menos uma vez por dia, não abusar de equipamentos eletrônicos com tela, remover a maquiagem antes de dormir, e utilizar óculos escuros em ambientes de muita claridade.
“É fundamental visitar regularmente um oftalmologista. As consultas devem iniciar na infância, mesmo que não existam sintomas aparentes, pois algumas doenças não apresentam indícios perceptíveis”, destaca Grupenmacher.
No Dia Mundial da Saúde Ocular, o HUEM enfatiza seu comprometimento com a prevenção e o tratamento das doenças oculares, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde dos olhos.