Enquanto a era digital transforma a maneira como consumimos informações, o rádio, um dos veículos de comunicação mais antigos, permanece resiliente, adaptando-se constantemente para se manter relevante. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), exploramos a trajetória do rádio e sua importância contínua no cenário midiático atual. Conversamos com o professor de Jornalismo, Vanderlei Dias, especialista em Rádio, para discutir porque ele ainda é um veículo fundamental na era digital.
Para Dias, desde seu surgimento, o rádio sempre foi importante para a educação. Durante a pandemia, por exemplo, as rádios foram usadas para realizar aulas a distância. “Sempre que ocorre uma crise, e é perdida a comunicação, o rádio demonstra que, mesmo sendo um dos veículos mais antigos, ele mantém a eficiência e é um dos principais veículos de comunicação”, afirma o professor.
De acordo com o especialista, mesmo o desenvolvimento dos meios de comunicação, é um equívoco cogitar o fracasso das rádios. “Todos os veículos que surgiram depois do rádio diziam que ele acabaria, mas ele só se fortaleceu. Inclusive surgiram mais rádios ainda, principalmente pela internet”, diz.
Vanderlei Dias destaca que já foi o tempo em que rádio fosse sinônimo de uma caixinha que sai som. Atualmente, é possível ouvir rádio pelo celular, pelo computador, de qualquer lugar do mundo. “A tecnologia veio para ajudar e a melhor parte é que isso não mudou o coração do rádio”, destaca.
Para o professor, achar que ninguém escuta o veículo é um pensamento muito restrito do universo urbano. No interior de lugares como Piauí, Amazonas e até mesmo de São Paulo, as pessoas ainda têm o costume de dormir escutando rádio, buscando o companheirismo que ele oferece. Além disso, nas grandes cidades, o meio de comunicação é presente na vida de muitos profissionais, como porteiro e guarda noturno, porque eles gostam do acolhimento dado pelo locutor.
“Acho que o rádio tem uma importância enorme. É o veículo mais rápido, mais preciso, companheiro e com maior credibilidade informação. Se acontece um acidente, o rádio está lá e é o primeiro veículo a noticiar o caso”, afirma Vanderlei.
Em relação a carreira profissional, o especialista afirma que o rádio é uma vitrine, e ao mesmo tempo uma escola pra quem está começando. Ele menciona que muitos alunos do Mackenzie estão trabalhando nessa área. “É uma ótima oportunidade para aperfeiçoar carreira e abrir caminhos. Nós sempre indicamos, porque é um ambiente que o aluno acaba conhecendo muitas pessoas que podem ajudar ao longo da profissão”, comenta.
Ao ser questionado a respeito dos incentivos promovidos pela Universidade, Vanderlei afima: “apresentamos o rádio ao aluno, e apresentamos nossos alunos ao mercado”. Segundo ele, os estudantes são incentivados a ouvirem rádio, usarem a infraestrutura dos laboratórios, trazerem convidados para entrevistar, porque dessa forma eles aprendem a se comportar em frente ao microfone. “É uma ótima oportunidade para aqueles que são mais tímidos se soltarem, e perceberem que todos tem uma voz boa para rádio”, conclui.
Fique ligado
Em breve, um novo programa de rádio, produzido e apresentado pelos alunos do curso de Jornalismo da UPM, vai ao ar na Rádio Cultura Brasil. Fique atento aos nossos canais para mais informações.