A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em comemoração aos seus 70 anos, promoveu, no dia 08 de junho, a apresentação da Orquestra Locomotiva, que veio ao auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis, para apresentar o espetáculo O Sol da Liberdade. Para assistir a apresentação, clique aqui.
A Orquestra contou com cerca de 130 jovens músicos e alunos do Projeto Locomotiva, idealizado pelo maestro Rogério Schuindt. Os músicos apresentaram peças celebrando os 200 anos da independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.
O maestro Rogério Schuindt expressou gratidão ao Mackenzie por ter tido recebido a apresentação. “O projeto começou com nove alunos em 2008 e atualmente contamos com sete orquestras, sendo a Locomotiva uma dessas. Fomos crescendo e hoje atuamos em três cidades”, destacou.
O Projeto é uma associação sem fins lucrativos que assiste, por meio do ensino da música, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos com alta vulnerabilidade social das cidades de Santo André, Mauá e São Paulo. Atualmente são mais de 500 alunos.
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ressaltou o quanto este ano é importante para a Universidade. “Estamos elaborando um conjunto de eventos para este ano especial, os 70 anos da UPM, um ano rico em comemorações”, finalizou.