A professora da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Cecília Castro e Silva, pesquisadora no Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), participou de uma das mais prestigiadas conferências científicas mundiais, a Nature Conference: Flexible Electronics – Science for a Sustainable World
O evento, realizado em Xiamen, China, reuniu 35 das maiores autoridades do mundo em eletrônica flexível com o objetivo de apresentar pesquisas na área e discutir como desenvolver tecnologias baseadas em eletrônica flexível de uma forma sustentável. A promoção da Conferência foi da prestigiosa Revista Nature, por meio do seu Grupo Editorial, em parceria com a Universidade de Xiamen.
Na ocasião, como palestrante convidada, a professora Cecíia Silva apresentou os resultados das pesquisas que estão em desenvolvimento no MackGraphe sobre avanços em materiais baseados em grafeno aplicados a biossensores e dispositivos eletrônicos, uma área de pesquisa em grande expansão e com a uma gama significativa de aplicações.
O evento proporcionou ainda a formação de grupos de discussões com editores do grupo Nature, dos Jornais: Nature; Nature Materials; Nature Communications; Communications Engineering; Nature Reviews Electrical Engineering e Flexible Electronics, sobre publicações de alto impacto.
A conferência foi marcada por excelentes possibilidades de parcerias entre os vários cientistas presentes e representou momentos de grande aprendizado e troca de experiências em uma área de pesquisa e desenvolvimento de grande relevância mundial.
Conforme ressaltou o Diretor Geral do MackGraphe, Benedito Aguiar, as pesquisas em biossensores no MackGraphe têm alcançado grandes avanços, com enormes perspectivas de inovações tecnológicas, a exemplo das aplicações na detecção de doenças raras, com tecnologia de IoT, um projeto estratégico em desenvolvimento no instituto de pesquisa.