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Semana da Tecnologia e Inovação: IA na prática para criar experiências únicas

Especialistas da IBM tratam das diversas aplicações da Inteligência Artificial aos negócios e dos diferentes modelos existentes

18.10.202412h25 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Semana da Tecnologia e Inovação: IA na prática para criar experiências únicas

Durante a Semana da Tecnologia & Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, Lucas Fazia e Leonardo Furniellis, especialistas em Inteligência Artificial (IA) e Arquitetura de Dados da IBM, compartilharam insights sobre como a IA pode transformar empresas, aumentar a produtividade e criar experiências únicas para clientes. A apresentação, ocorrida no bosque da unidade, na noite de 15 de outubro, destacou os avanços tecnológicos da IA e seus impactos práticos no ambiente corporativo.

Lucas Fazia, que tem mais de dez anos de experiência no setor de tecnologia B2B, focado em finanças e bancos, abriu a palestra com uma breve retrospectiva dos marcos históricos da IBM na área de IA, como a vitória do computador Deep Blue sobre o campeão Garry Kasparov no xadrez, em 1997 e a conquista do Watson no jogo de perguntas Jeopardy, em 2011. Esses exemplos ajudaram a ilustrar o impacto transformador que a IA já teve ao longo das últimas décadas.

A seguir, Fazia focou a apresentação nos usos atuais da IA nos negócios. Ele destacou que o Watsonx, uma das plataformas de IA da IBM, processa mais de 1 bilhão de mensagens por mês, acelerando o uso de dados confiáveis em ambientes abertos, híbridos e seguros. Ele também discutiu como a governança de dados é essencial para garantir que a IA funcione de forma ética e eficiente, evitando problemas como "alucinações" — quando o modelo de IA responde com informações incorretas ou incoerentes.

Além de otimizar processos internos, a IA da IBM tem sido aplicada em casos práticos, como assistentes virtuais que aumentam a produtividade no atendimento ao cliente e no suporte interno das empresas, especialmente nas áreas de Recursos Humanos e TI.

Esses assistentes, conectados em uma única camada, oferecem soluções rápidas e precisas para questões frequentes e complexas. “Apenas 3% dos casos não conseguem ser resolvidos pelo assistente de IA”, comentou Fazia, enfatizando a eficiência da tecnologia.

Já Leonardo Furniellis abordou os aspectos técnicos da IA, explicando como os modelos de machine learning, deep learning e os chamados "modelos de fundação" operam. Ele destacou que esses últimos modelos, que demoram até 30 dias para serem treinados, exigem grande poder computacional e consomem muita energia. A NASA, por exemplo, já está utilizando e disponibilizando imagens para treinar IA e disponibilizando um modelo como esse no modo de “fonte aberta”.

Furniellis também explicou as diferenças entre IA tradicional e IA generativa. Enquanto a IA tradicional exige dados rotulados específicos para realizar uma tarefa, a IA generativa pode operar em múltiplas frentes, mesmo com poucos dados. Além disso, empresas podem treinar esses modelos para se adaptarem às suas necessidades específicas, “retreinando” camadas do modelo com base nos dados disponíveis.

No campo da experiência do cliente, os palestrantes apresentaram exemplos inovadores, como o uso de IA para automatizar a consulta de manuais de carros ou para fornecer suporte técnico em tempo real. “Você pode consultar como instalar uma cadeira para bebê, por exemplo, e ele te traz os resultados no seu celular em segundos, em vez de ser preciso ler um manual de mais de 100 páginas”, diz Fazia.

Em um dos casos apresentados, com escuta ativa – que permanece funcionando enquanto um agente de atendimento fala com um cliente –, a IA ajuda e traz resultados relevantes para as necessidades do cliente diretamente no console do agente. Ela, inclusive auxilia em como conduzir o atendimento, e oferece até novos produtos e serviços para o agente disponibilizar ao cliente.

No esporte, a IA da IBM foi aplicada ao torneio de tênis US Open, onde analisou partidas em tempo real e gerou narração automática em várias línguas, escolhendo frases com base na vibração da quadra. “São aplicações variadas que temos da IA, facilitando o dia a dia e mesmo ampliando o alcance, já que se pode transmitir para vários países simultaneamente e em diversos idiomas”, completa Fazia.

A Semana da Tecnologia & Inovação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Alphaville, ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro, a partir das 19h, com alunos de diversas graduações participando de oficinas, palestras e workshops, com o objetivo de ampliar suas perspectivas profissionais e acadêmicas nas áreas de tecnologia e gestão. Para mais informações, clique aqui.