Com a reformulação do Novo Ensino Médio a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as instituições de ensino passam a ter uma maior flexibilidade em sua matriz curricular, possibilitando o aprofundamento, a ampliação e o acompanhamento das aprendizagens. Com isso, as unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) colocam em ação suas Trilhas Orientadas, que têm o propósito de reforçar as habilidades e competências inseridas na BNCC, por meio de estratégias pedagógicas diversas, como projetos, oficinas e núcleos de estudo, resultando em um processo de aprendizagem significativa.
Diferentemente das Trilhas de Aprofundamento, as orientadas acontecem no horário de aula e não em contraturno. São trilhas diversas, que variam de acordo com a unidade do Colégio Presbiteriano Mackenzie e de suas necessidades, e todas acontecem de forma presencial, com algumas realizadas em laboratórios. As trilhas orientadas têm um perfil de trabalho em grupo, para que assim os alunos possam se dedicar à produção coletiva e à tomada de decisões em conjunto.
É importante ressaltar que nenhum estudante é sobrecarregado, a carga horária permanece 38 horas/aula. “A diferença é que dessas 38 horas/aula no ensino médio anterior eram da formação geral básica e hoje são apenas 18 horas/aula, as horas restantes estão divididas entre Projeto de Vida, Trilhas Orientadas e Trilhas de Aprofundamento. Não houve aumento de carga”, explica o coordenador no ensino médio do CPM São Paulo, Rogério Tognetti.
As Trilhas Orientadas MackEnem e Produção Textual são comuns a todas as unidades e têm como objetivo preparar os alunos para prestar o Enem e exames vestibulares. Algumas das outras trilhas que estão disponíveis neste ano são: Estudos Literários, nas Unidades Mackenzie Palmas e São Paulo, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, na Unidade Mackenzie Tamboré, e VestibulARTES, na Unidade Mackenzie Brasília. Os professores têm participação ativa na produção de cada trilha, as propostas sempre partem dos professores do Ensino Médio.
Para o coordenador, as trilhas orientadas cooperam para desenvolver a habilidade do aluno de se relacionar, de interagir e de argumentar. “Muitas habilidades são mais bem trabalhadas Eu acredito que o aluno ganha maior autonomia porque ele tem o projeto e vai ter que desenvolver e cumprir dentro de seu grupo passando a ser mais autônomo e criativo. Num contexto geral, ele chega na universidade muito mais bem preparado que o ensino médio de antigamente”, explica.
“O ganho na parte socioemocional do estudante é espetacular. É um ganho a questão de o aluno ter a capacidade de mobilizar todas as suas habilidades e competências de diversas áreas. Uma disciplina é muito maior do que ele imagina, então a gente tem esse benefício pedagógico que é a capacidade de mobilizar mais habilidades e competências de outras áreas”, acrescenta o orientador pedagógico do CPM São Paulo, Cleiton Silva Marques.
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28