Você já se perguntou como o universo surgiu? Existem inúmeras teorias sobre a origem das coisas, e uma delas é a do Design Inteligente, que se relaciona diretamente com a química. O conceito aponta que uma mente inteligente programou e estruturou tudo o que conhecemos, de uma maneira não evolutiva, e está diretamente ligado a processos da natureza que são dependentes uns dos outros.
Durante a XXXI Semana da Escola de Engenharia, a palestra ministrada pelo coordenador do Discovery-Mackenzie (Núcleo de Pesquisa em Ciência, Fé e Sociedade), Marcos Nogueira Eberlin, na terça-feira, 10 de setembro, debateu se o universo foi um mero acaso ou se foi delineado através das estruturas de átomos e moléculas. “Essa é a ideia principal, como a química, quando sabemos o que é e entendemos como funciona, nos leva a compreender bem a origem do universo e da vida”, esclarece.
Eberlin exemplifica que a química está presente em tudo, desde a composição das substâncias do corpo humano até em relacionamentos, por meio da liberação de hormônios como a ocitocina, e ainda complementa sobre como estratégias foram usadas para construir as informações da origem da vida e conservar sua integridade.
Considerada uma questão de grande importância para ser discutida no meio universitário, o tema engloba o que somos e a ciência construída e aplicada por alguns estudiosos. “Não estamos formando apenas profissionais, estamos formando cidadãos que vão influenciar nossa sociedade de uma forma profunda e que precisam ter a percepção científica sobre as nossas origens bem definida”, finaliza o pesquisador.
Próximo evento
A Sociedade Brasileira do Design Inteligente, patrocinada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e que representa a teoria do Design Inteligente, tem entre seus membros profissionais e acadêmicos de múltiplas áreas que, em conjunto, promovem debates sobre a origem do universo e da vida. No dia 15 de outubro, haverá um evento sobre esta temática no MackGraphe. Fique ligado!