A Coordenadoria de Educação Continuada (CEC), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Chancelaria Mackenzie, realizou, nos dias 06 e 07 de junho, dois encontros com os alunos da Educação Continuada para promover acolhimento aos estudantes do Lato Sensu da UPM.
Os eventos ocorreram no auditório MackGraphe, campus Higienópolis. O primeiro dia contou com a presença do reverendo Gildásio Reis, capelão universitário, que realizou uma reflexão confessional, explicou a cosmovisão mackenzista e contou a história da instituição que, há mais de 150 anos teve início a partir do trabalho educacional de dois missionários, o casal Chamberlain. “É desde então que vem nossa missão de educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada”, destaca o reverendo.
Já o segundo dia teve o reverendo José Carlos Piacenti, capelão que trouxe a identidade da instituição e a reflexão. O encontro contou ainda com um coffee break após a palavra devocional, um momento de interação, relacionamento e acolhimento entre os alunos do Mackenzie, os membros da CEC e os integrantes da Chancelaria e capelania.
Aproximação e continuidade
O reverendo Gildásio pontua que o objetivo dos encontros é proporcionar um espaço de acolhimento e relacionamento para os estudantes da pós-graduação que, por não viverem os espaços do campus com tanta intensidade como os alunos da graduação, podem aproveitar esta oportunidade para conhecer melhor seus colegas e até mesmo estudantes de outros cursos.
“É uma maneira de trazê-los para mais perto, tomando conhecimento da confessionalidade do Mackenzie e mostrando a importância e o cuidado da instituição não apenas com a educação – pensando na questão da intelectualidade, preparação para diversas áreas, técnica e mercado de trabalho –, mas também com o ser humano na sua integralidade. Queremos que eles façam parte da nossa vivência dentro do Mackenzie”, adiciona Gildásio.
Como os alunos da pós-graduação, em sua grande maioria, são pessoas que trabalham durante o dia, que já estão no exercício da vocação da profissão, servindo as indústrias, empresas etc., o reverendo lembra que a capelania tem uma proposta de apoiar os estudantes em diversos momentos. “Sabemos que esses alunos têm as suas lutas, dificuldades, enfrentam algumas crises na sua vida e a capelania entra para fazer esse acolhimento, poder entender quem é esse aluno. A capelania e a Chancelaria podem estender a mão e ajudá-los”, conclui ele.
A ideia é que os encontros da CEC e Chancelaria ocorram mensalmente e todos os estudantes da pós-graduação estrão convidados a participarem, fiquem atentos aos comunicados da Universidade nos seus contatos cadastrados.