No ano em que completa 50 anos, o curso de Ciências Biológicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Sincroniza Educação, torna-se a sede brasileira do Programa Amgen Biotech Experience (ABE). Trata-se de uma proposta da Amgen Foundation, mantida pela farmacêutica multinacional Amgen, cujo objetivo é divulgar a biotecnologia por meio de oficinas gratuitas com práticas destinadas a professores e alunos de Ensino Médio.
As visitas ao campus da UPM permitem que os alunos do Ensino Médio tenham um primeiro contato com o ambiente universitário. Com as oficinas, os estudantes participam de práticas laboratoriais utilizadas em pesquisas de ponta e aprendem a manusear equipamentos a partir de ensaios e experimentos de biologia molecular e biotecnologia.
Coordenadora do curso e diretora do projeto no Brasil (ABE Brazil), a professora Camila Sacchelli diz que a iniciativa garante a divulgação da biotecnologia à sociedade. “Receber esses alunos e professores é uma oportunidade riquíssima. Para os discentes, é uma possibilidade de mesclar o conhecimento teórico com o prático, colocando a mão na massa e entendendo como funciona a dinâmica das pesquisas científicas. É o estudante como protagonista do processo de aprendizagem”.
Durante as atividades, estudantes da graduação de Ciências Biológicas da UPM, sob orientação dos professores e da equipe ABE Brasil, prepararam as oficinas e apresentam o conteúdo pedagógico, além de organizar as atividades laboratoriais e esclarecer as dúvidas dos participantes.
Para os interessados em inscrever as escolas nas oficinas, basta acessar o site.