17.04.2024 - EM
A Educação Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) recebeu medalha de Ouro e Bronze no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) 2024.
O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) ficou em primeiro lugar na categoria Inovação Acadêmico-Pedagógica, por conta do projeto Macktech | Gestão Compartilhada e Educação 5.0 para a preservação da cultura Mackenzista. Já a AEJA-Mackenzie ficou com a terceira colocação na categoria Gestão de Excelência, pelo projeto Tecnologia, Inovação e Inclusão: O Ensino Híbrido na AEJA Mackenzie como Catalisador do Desenvolvimento na Educação de Jovens e Adultos.
“É muito importante, pois aquilo que desenvolvemos como inovações, podem servir como referência para outras instituições. Isso tem marcado a imagem do Mackenzie, sempre contribuindo para o segmento educacional”, celebra o diretor de Educação do IPM, José Paulo Fernandes.
A superintendente de Educação Básica do IPM, Márcia Braz, aponta a importância da implementação do ensino tecnológico como ferramenta de impulsionamento educacional inovador, que teria motivado a premiação.
“As ferramentas tecnológicas bem escolhidas e aplicadas fortalecem a qualidade dos projetos que são desenvolvidos intencionalmente com base em trilhas formativas, considerando os conteúdos escolares, às preferências e habilidades de cada grupo etário - da criança ao adolescente, com suporte personalizado para o desenvolvimento das habilidades digitais essenciais e valiosas para suas vidas pessoais e profissionais”, indica Braz.
O MackTech, do CPM, é um projeto voltado para a implementação do Programa Curricular de Tecnologia Educacional Institucional, em que professores e equipe técnica (orientador pedagógico, coordenação de ensino etc.) sob orientação da equipe pedagógica de Tecnologia Educacional, juntos, vem desenvolvendo práticas alinhadas aos princípios norteadores estratégicos e marcos regulatórios para a integração da tecnologia no currículo escolar, cujos eixos são: Pensamento Computacional, Cultura Digital e, Cooperação e Colaboração.
“É um case que ilustra na prática, a gestão compartilhada entre todos os envolvidos na escola – liderança acadêmica e administrativa, colaboradores, professores e alunos. A premiação evidencia que aplicamos tecnologias de vanguarda para alinhamento dos marcos regulatórios e preservando a tradição da cultura mackenzista”, destaca a coordenadora do MackTech, professora Débora Valletta.
O projeto do AEJA-Mackenzie prevê a implantação do ensino híbrido para a educação de Jovens e Adultos, como forma de promover maior acesso ao universo digital, utilizando a tecnologia como uma ferramenta para fomentar uma educação integral, transformadora, significativa, de qualidade e com excelência, promovendo a inclusão social e digital. Não existe nenhum EJA com uma proposta semelhante, que possibilita ao aluno a vivência em um projeto digital, para chegar ao mercado de trabalho mais preparado.
“É mais um marco para a história do AEJA e uma oportunidade de mostrar esse trabalho que é tão focado na missão de nossa instituição, sempre pensando em inovação, mas preocupada com a formação do nosso aluno e o preparo para o pós-AEJA, para o mercado de trabalho”, aponta a diretora do AEJA-Mackenzie, Zípora de Almeida e Costa Cruz
O PNGE tem o objetivo de incentivar e valorizar práticas eficazes de gestão educacional no Brasil, destacando e reconhecendo o alto desempenho das instituições de ensino. O prêmio é destinado a organizações que realizam ações inovadoras e que tenham êxito na melhoria da qualidade de seus processos acadêmicos e organizacionais. O prêmio é entregue durante o GEDUC, considerado um dos maiores congressos de gestão educacional brasileiro. A premiação foi entregue no começo de abril.