Universidade

Da Itália ao Brasil: hoje é o Dia da Pizza

Professor do curso de Gastronomia do Mackenzie comenta sobre a história do prato de origem italiana

10.07.202410h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Da Itália ao Brasil: hoje é o Dia da Pizza

Que a pizza é um dos pratos mais consumidos no mundo, provavelmente você já sabia, mas você conhece a origem e as transformações dessa delícia redonda ao longo do tempo? Comemorado em 10 de julho, a emblemática combinação de massa, molho de tomate e diferentes recheios tem um dia próprio para chamar de seu e, para celebrar a data, compartilhamos a história da amada pizza.

Com origem na Itália, é datada da época dos romanos e, inicialmente, semelhante a uma focaccia com massa rústica, recheada com carne ou cogumelos. “Somente em 1889, com a visita a Nápoles do rei Humberto I e sua esposa, Marguerita, nasce uma pizza com as características que encontramos hoje”, conta o professor do curso de Gastronomia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Mauricio Lopes.

Em homenagem à rainha, surge o primeiro e um dos mais tradicionais sabores de pizza, a marguerita, com muçarela branca, de búfala, manjericão e tomate, que começava a ser usado no dia a dia. A pizza, que trazia as cores da Itália, aos poucos foi popularizada e recebendo novos recheios.

“Na época, o país estava sendo unificado, portanto a pizza era algo regional de Nápoles, mas com a saída dos italianos em busca de uma nova vida nas Américas, a pizza chega para o mundo”, detalha Lopes.

Centros do fluxo da imigração italiana, Estados Unidos e Brasil criaram suas próprias pizzas com variações da original. Por exemplo, a de Chicago tem características diferentes relacionadas à altura da massa; a de Nova York é famosa pelo tamanho; já a brasileira possui sabores como frango com catupiry, quatro queijos, portuguesa – semelhante a uma salada de Portugal, com presunto, cebola e ovo – e castelões, idealizada pela pizzaria mais antiga da cidade de São Paulo, com embutidos, queijo e tomate como ingredientes.

“Hoje em dia, São Paulo está com uma pizza muito parecida com a de origem napolitana, mas até pouco tempo havia diferença no tipo da massa, farinha e fermento”, disse Lopes. A capital paulista é apontada como a cidade com o maior número de pizzarias no Brasil, de acordo com estudo realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra). 

As variações de formatos na própria Itália também são destacadas pelo professor Lopes. “A napolitana é redonda e do tamanho de um prato, para consumo individual, enquanto a pizza telha, muito comum em Vêneto, é maior, quadrada e para compartilhar”, aponta. 

Dica para uma boa pizza 

“Para uma boa pizza, é necessário uma boa massa: a escolha deve ser por uma farinha de qualidade e com boa fermentação para desenvolver bolhas e bastante crocância. Assar na temperatura correta é outro diferencial, bem como ingredientes de qualidade”, compartilha o professor.