Agosto Dourado: HUEM incentiva doação de leite materno com salas de amamentação

Coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital, Ana Lúcia dos Anjos, relata o processo de criação do ambiente

21.08.202309h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Durante este mês, comemora-se o Agosto Dourado, período dedicado ao incentivo do aleitamento materno. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente graças ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida dos bebês.

Ao observar suas colegas de trabalho com dificuldades ao amamentar, a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), Ana Lúcia dos Anjos, teve a ideia de estruturar um projeto de auxílio às mães.

“Eu fui uma mulher trabalhadora que amamenta e, pela minha experiência, o período de separação da mãe com o bebê é muito difícil”, diz. Ana Lúcia cedeu sua sala particular, e  mobilizou uma campanha interna para a criação da Sala de Apoio. Sua proposta era criar um espaço seguro, higiênico e confortável para as mamães, no qual se sintam acolhidas e respeitadas - em maio deste ano o projeto foi concluído.  

Sala de Apoio à Amamentação do HUEM

Inaugurada em maio de 2023, a Sala de Apoio à Amamentação do HUEM, está disponível para as colaboradoras do Hospital. 

Na vanguarda, o HUEM está entre os que oferecem a estrutura de apoio e cuidado. No Brasil, existem 200 salas semelhantes, das quais 22 no Paraná. De acordo com a coordenadora do espaço, a experiência com a sala tem sido extremamente positiva. “Estamos tendo resultados marcantes desde a implementação das salas”, pontuou. “Recentemente, participei de uma live na Sociedade Brasileira de Pediatria para falar sobre a implementação da sala de amamentação do HUEM. Foi um prazer enorme representar o Mackenzie num conteúdo aberto para todo o País”, conclui. 

Diferenciais

Segundo levantamento realizado por Ana Lúcia, o HUEM conta com 1800 funcionárias em idade fértil. Em média, seis colaboradoras dão à luz por mês no HUEM. “A Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta se tornou um benefício para todas”, afirma. 
O espaço foi construído para que todo o processo de amamentação e retirada do leite materno seja de forma 100% pessoal. Aberta 24 horas por dia, a sala está conectada ao BHL, e todas as colaboradoras que amamentam podem deixá-lo nas geladeiras dispostas no local, seja para levar para casa ou para doá-los. O leite arrecadado pelo HUEM é pasteurizado e distribuído para os bebês internados na UTI neonatal do hospital.