Universidade

Inteligência Artificial Generativa é tema de Aula Magna da Pós-Graduação Mackenzie

Ingressantes da Universidade no Lato Sensu tiveram a oportunidade de aprender sobre esse meio de inovação

06.08.202417h35 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

A Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou na quinta-feira, 01 de agosto, a aula inaugural de seus cursos no auditório Escola Americana, no campus Higienópolis . Na ocasião, os alunos tiveram uma palestra sobre Inteligência Artificial Generativa.
 
A palestra foi ministrada pelo diretor executivo de Inovação e Transformação Digital da Capgemini, Silvio Dantas. De acordo com ele, a inovação precisa ser algo constante na vida dos alunos. “Inovação não é algo de uma área ou de uma formação. É um mindset, é algo que precisamos ter em mente todos os dias: o que posso fazer de melhor, como faço melhor para crescer, para desenvolver meu trabalho de uma forma mais eficaz", diz o especialista. 
 
Inteligência Artificial Generativa é uma IA que pode criar novos conteúdos e ideias, incluindo conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas, a partir da linguagem humana. Um exemplo seria o ChatGPT. “Saímos de um nível de aprendizado de máquina com base de dados para um nível de machine learning com autoaprendizado”, destacou.   
 
Esse cenário impacta diretamente o mercado de trabalho, na avaliação de Dantas. “Usar a IA de forma inteligente pode nos tornar mais produtivos, podemos entregar demandas com mais qualidade. Mas precisamos aprender a confiar e a ter o discernimento para saber a qualidade e confiabilidade das respostas das IA’s generativas”, apontou.
 
Abertura institucional
 
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), Maria Cristina Trigueiro, destacou a qualidade de ensino, a partir da formação dos professores, que fazem parte de diversas instâncias de ensino no Mackenzie, como grupos de pesquisa, graduação e pós-graduação Stricto Sensu. “Hoje são cursos oferecidos por professores de unidades acadêmicas diferentes e com temáticas que possuem interação, o que retrata a demanda do mercado de trabalho por técnicas que vão além da teoria”, afirmou. 

O coordenador dos cursos de especialização Lato Sensu da UPM, Adilson Aderito da Silva, deu as boas-vindas aos alunos. “Quero desejar a todos um excelente semestre, com muito aprendizado, muita força e muito crescimento. Que vocês todos possam respirar esse ambiente maravilhoso do Mackenzie”, disse.