A imagem apresenta uma estudante carregando livros e cadernos.
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Novo Ensino Médio e mudanças no Enem são tema de debate em grupo de trabalho do Colégio Mackenzie

O currículo pedagógico do Novo Ensino Médio e as formas de preparar os alunos para o Novo Enem estiveram no centro da discussão

24.06.202216h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

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A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DENPI) e a Superintendência de Educação Técnica e Básica (SUPEB) reuniram-se com os diretores de unidades, assessores pedagógicos e coordenadores do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), nos dias 22 e 23 de junho, para discutir sobre o currículo do Novo Ensino Médio e sobre as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para serem implantadas em 2024. O grupo de trabalho se reuniu na unidade São Paulo do CPM.   

A proposta para o novo Enem foi publicada no último mês de maio e prevê uma maior utilização das mudanças implantadas pelo Novo Ensino Médio nos marcos regulatórios. O exame terá duas fases: a primeira avaliará o que é comum a todos os currículos, a base nacional de Formação Geral Básica, trazendo as quatro áreas do conhecimento, com questões interdisciplinares de múltipla escolha e questões abertas. Na segunda fase, o aluno terá de optar por um dos blocos de questões. Esta etapa terá como base os referenciais para os Itinerários Formativos.   

"Sempre que há mudanças propostas no cenário Educacional Brasileiro, há de se considerar possibilidades para inovação", declara o diretor da DENPI do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), dr. Carlos Bufon. De acordo com a superintendente de SUPEB do IPM, professora Márcia Braz, as novidades promoverão uma melhor avaliação dos itinerários formativos, implementados com o Novo Ensino Médio. “Não podemos tomar qualquer decisão sem considerar as interdependências entre o currículo e avaliação", pontua ela.

Para a superintendente, além de pensarem em novas estratégias para articular as novidades da prova com o currículo mackenzista, o grupo de trabalho se reuniu para debater o que já foi feito desde a implantação do Novo Ensino Médio, em 2021. “Estamos nos debruçando sobre o marco regulatório para entendermos como será esse instrumento, além de fazermos uma autoavaliação do nosso currículo que estamos vivendo já com o novo Ensino Médio”, afirmou.

"O Mackenzie sempre foi pioneiro na área educacional, e continuamos com essa visão", complementa a professora Sueli Almeida, consultora de Gestão Escolar.

Ao início das atividades do Grupo de Trabalho, os participantes construíram uma “nuvem de palavras” relacionadas ao novo currículo do Ensino Médio, que já tem sido usado no CPM antes mesmo de se tornar obrigatório pelo Ministério da Educação. Entre os termos, apareceram “inovação”, “protagonismo”, “atualidades”, “empatia” e “aprofundamento”. 

Além disso, o GT contou com alguns momentos de palestras, com informações relevantes trazidas pela SUPEB sobre a visão da DENPI em aplicar inovação na Educação Básica do Mackenzie. No momento de sensibilização, as equipes puderam representar de modo lúdico o currículo vivido, permitindo troca de experiência entre as equipes gestoras e novas reflexões.

“É possível enxergar várias perspectivas dentro de uma mesma situação. Tudo importa, até mesmo os termos menores, pois estarão presentes no mundo real também. A multiplicidade de ideias é ótima, pois todas elas precisarão ser analisadas em algum momento”, disse o diretor do CPM Brasília, Alexandre de Almeida.