A reciclagem é uma das melhores e mais eficazes ferramentas que temos disponíveis para proteger nosso planeta e seus recursos naturais. Por meio da reciclagem, conseguimos proteger a vida de animais, lutar contra a poluição e ajudar a mitigar algumas causas de desastres ambientais, tais como enchentes e contaminação aquática.
Aqui, separamos algumas dicas e boas práticas de reciclagem para auxiliar na conservação do meio ambiente.
- Separe o lixo de acordo com o material
A separação de materiais é essencial para que a reciclagem ocorra e os produtos descartados possam voltar ao consumidor de alguma forma. Em ambientes domésticos, é mais comum dividir os materiais em “não-recicláveis”, categoria que engloba o lixo orgânico, e “recicláveis”, que inclui papel, vidro, plástico e metal. Já em ambientes públicos, vemos com frequência as lixeiras dedicadas para cada tipo de lixo. Essas divisões simples já auxiliam na proteção do planeta e na reutilização de materiais.
Os campi do Mackenzie disponibilizam lixeiras recicláveis para contribuir com as práticas sustentáveis, além de promover diversas iniciativas ambientais de coleta e reciclagem. A Faculdade Mackenzie Rio, por exemplo, coleta e recicla canetões usados, já o Colégio Tamboré separa papéis utilizados nas salas de aula e, no campus Higienópolis, todo papelão gerado é encaminhado para projetos sociais, além de iniciativas de coletas de plástico.
- Descarte seus eletrônicos em locais apropriados
Baterias, pilhas, celulares, computadores e afins podem eliminar substâncias tóxicas durante sua decomposição. Para evitar a contaminação, é necessário realizar o descarte destes materiais em pontos de coleta específicos, geralmente localizados em escolas e lojas de equipamentos eletrônicos.
Alguns pontos de coleta estão distribuídos pelos campi do Mackenzie. Próximo à Rua da Consolação, 930, há um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Enel. Desta forma, pessoas do entorno podem trazer seus recicláveis e obter descontos na conta de energia elétrica fornecida pela concessionária.
- Higienize os itens antes de reciclá-los
O processo de reciclagem pode ser dificultado ou até impossibilitado quando materiais orgânicos não-recicláveis se encontram no meio de outros materiais. Higienizar embalagens antes de descartá-las ajuda a garantir que a reciclagem será realizada de forma correta e segura, além de evitar a proliferação de fungos e bactérias.
- Evite o plástico de uso único
O plástico de uso único é qualquer produto feito de plástico com o propósito de ser utilizado uma única vez. Garrafinhas descartáveis de água e sacolas plásticas de supermercado são alguns exemplos. Substituir esses produtos por outros duráveis, como sacolas ecológicas e garrafas de inox, ou simplesmente reutilizá-los, pode ser benéfico ecologicamente e financeiramente. No entanto, tome cuidado: a reutilização de garrafas de água plásticas não é recomendada.
Um exemplo prático de como reutilizar o plástico ocorreu no laboratório FabLab Mackenzie Campinas, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Em maio deste ano, a unidade realizou um evento para ensinar a transformar plásticos de uso único em tecidos.
Gostou das dicas? Então, aproveite para contribuir com a preservação do meio ambiente, inserindo no dia a dia hábitos e práticas sustentáveis.