O Dia do Químico, comemorado no dia 18 de junho, celebra a importância deste profissional para a sociedade. Criada a partir da formalização da classe em 1956, a data coincide com a criação dos Conselhos de Química nacionais, e nos faz refletir sobre o papel dos especialistas em diversas áreas do conhecimento.
“Eu sempre quis fazer Química. Desde o início do meu curso era muito curioso. Queria saber como cada coisa funcionava, e assim cada vez mais fui aprendendo e desenvolvendo meu trabalho”, afirma o coordenador do curso de Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Thiago Canevari. Atuado em diversas áreas na instituição, o coordenador está há mais de seis anos no cargo.
Mercado de Trabalho
Thiago se formou com bacharelado em Química em 2002, com atribuição tecnológica, que direciona os profissionais ao mercado da indústria. “O bacharel em Química traz diversas possibilidades de atuação. Com as atribuições tecnológicas, o leque se torna muito maior”, explica. “O aluno também é direcionado para estagiar em grandes empresas, como petrolíferas, companhias de cosméticos e farmacêuticas”.
No mercado, as principais oportunidades também envolvem a análise de matéria-prima, gerente de produtos, perícia forense e outros cargos fundamentais nas áreas de saneamento básico e tratamento de efluentes industriais. “Além de tudo isso, o profissional também pode ser um professor, universitário ou do ensino médio”, ressalta o coordenador.
Química no Mackenzie
O Mackenzie oferece o curso de graduação em Química, tanto em licenciatura quanto em bacharelado. Também é possível realizar a atribuição tecnológica, desde que o aluno curse algumas matérias eletivas do curso de Engenharia de Materiais. Como um dos melhores cursos da área no País, a formação se destaca pelas diversas possibilidades e conexões com grandes empresas nacionais e internacionais.
“Estamos sempre atuando para melhorar o curso de Química para chamar a atenção de novos alunos. Também temos diversas colaborações e convênios com múltiplas empresas para os alunos, que oferecem estágios remunerados exclusivos para mackenzistas”.
Segundo o Ranking Universitário Folha de 2019, o curso de graduação em Química da UPM é o primeiro entre universidades particulares. Em questão de empregabilidade, também está entre o Top 10, em 8º lugar. “Além disso, tudo, temos convênio de dupla titulação, em parceria com a Universidade de Queensland, na Austrália, e diversas opções para intercâmbio."
Parabéns aos químicos
O Mackenzie parabeniza todos os profissionais da área. Reconhecemos seu esforço e colaboração, não apenas dentro da instituição, mas seu papel para todo o país.
“A área é muito rica, e passa por diversas partes do mercado de trabalho. O principal de tudo é gostar do que faz. Quero parabenizar todos os professores, laboratoristas e colaboradores que atuam tanto no Mackenzie quanto em todo o Brasil”, enfatiza Thiago.