A influência da música no rendimento diário

25.09.202310h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

A influência da música no rendimento diário

As causas para o desenvolvimento de quadros de estresse e ansiedade são diversas. Dentre os fatores que culminam nos males está uma rotina pesada e com muitos afazeres.

A música demonstra ser uma ferramenta efetiva na redução desses quadros, pois tem o poder de acalmar a mente, reduzir a pressão sanguínea e liberar endorfina, promovendo uma sensação de bem-estar.

Em 2011, pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal (Canadá), publicaram um estudo na revista científica Nature Neuroscience que destacava o poder da música no corpo humano. Os pesquisadores inferiram que ao escutar música, é liberado a substância dopamina, hormônio da felicidade.

O primeiro passo para incorporar a música no ambiente de trabalho, melhorando o dia a dia é entender quais estilos musicais são benéficos.

Encontre seu estilo

Algumas pessoas relatam que ao ouvir música não é possível se concentrar ou ter foco, no entanto, a questão pode ser resolvida quando fica claro qual estilo musical tende a agradar cada indivíduo. Segundo um estudo da CloudCover Music, o rock clássico, seguido pela música alternativa e o pop atraem mais pessoas e a auxiliam na concentração. Por outro lado, hip-hop, heavy metal, música eletrônica e country foram considerados os mais distrativos.

A música instrumental também tende a ser relaxante e estimula o foco - a música clássica, por exemplo, é uma ótima pedida quando se trata de concentração e foco. Segundo a Sociedade Artística Brasileira, as melodias instrumentais ajudam a diminuir a atividade do córtex pré-frontal, região cerebral que processa os pensamentos estressantes.

Sons da natureza, também tendem a ajudar, acalmando, reduzindo o estresse e ativando áreas cerebrais associadas ao bem-estar e a serenidade.

Benefícios dentro e fora do trabalho

Muito mais do que uma ferramenta para reduzir o estresse, a música também auxilia na realização de tarefas - que podem se tornar mais prazerosas e ágeis. A música ainda é uma grande aliada da memória. Envolver-se em habilidades de musicalização como o canto, tocar instrumentos ou mesmo apenas apreciar belas melodias pode ajudar no desenvolvimento de habilidades cognitivas em qualquer fase da vida, o que funciona como um estimulante para a memória a longo e curto prazo.

Com tantos estudos e pesquisas a respeito da influência da música no cérebro humano, é inegável que a adição de uma trilha sonora no dia a dia pode exercer um papel importante numa rotina produtiva e criativa. Você já ouviu música hoje?