Na última semana, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi representada na capa da importante revista americana Journal Of Mass Spectrometry. Dois pesquisadores do curso de Química da Escola de Engenharia (EE) da UPM, Thiago Canevari e Marcos Eberlin, além de seus alunos de Pós-Graduação em Química, publicaram um artigo propondo uma estratégia didática e inovadora para o ensino dos mecanismos de dissociação em espectrometria de massas.
Os estudantes integram o Programa de Engenharia, Nanomateriais e Nanotecnologia, e elaboraram sua pesquisa em conjunto com um dos mais influentes cientistas da atualidade, James Tour, da Rice University, no Texas, Estados Unidos. A estratégia publicada no artigo foi baseada nos nanokids, uma estrutura molecular "charmosa" e semelhantes a humanos como o "nanoadão", nanochefe e nanoatleta.
A importância do trabalho e sua inovação foi reconhecida com um destaque no periódico. A estratégia, antes de publicada, foi testada na disciplina de Técnicas Espectroscópicas, do curso de Química da UPM, e os alunos a aprovaram plenamente. Confira a publicação no site.