Como parte da programação da XXXIV Semana da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi realizada a palestra Economia Circular e Sustentabilidade, com a presença do antigo professor mackenzista Leon Tondowski, CEO da Ambipar, uma das empresas parceiras da EE. O evento foi realizado na quarta-feira, 31 de agosto, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis.
De acordo com Tondowski, a palestra teve como objetivo discutir os novos conceitos que giram em torno da discussão sobre sustentabilidade nas empresas. “Nós saímos de um processo linear e vamos para o que chamamos hoje de economia circular, que busca aproveitar todos os processos internos de produção visando o reuso, reciclagem ou a redução de resíduos”, explicou.
No entanto, de acordo com o CEO da Ambipar, na atualidade houve uma grande mudança na forma de produção, entrando em campo o conceito de ESG (Environmental, social, and corporate). “O conceito de sustentabilidade envolve conceitos mais amplos, de inserção das empresas na sociedade”, disse. A palestra contou também com a participação do diretor de Sustentabilidade da empresa, Rafael Telo.
Parceira da EE, a Ambipar se interessa em convênios com universidades pela necessidade de se pensar “fora da caixa”. “A busca por inovação é uma procura por gente nova que pense diferente de nós, e dessa forma nós temos condições de absorver esse formato dos alunos, para que eles renovem permanentemente o nosso processo de criação, porque, caso contrário, estacionaríamos”, pontuou Tondowski.
Antigo professor do Mackenzie, o agora CEO da Ambipar também percebe o diferencial de um mackenzista no mercado de trabalho. “Os alunos daqui têm uma contestação intrínseca, são diferentes. Isso significa que o aluno questiona, desafia. E é isso que nós buscamos: o desafio”, finalizou.