A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou a abertura do Hackathon 2023, evento em que os alunos participam de diversos desafios da área, promovidos por empresas parceiras. A abertura foi realizada nesta segunda-feira, 24 de abril, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis.
Nesta segunda edição do Hackathon, serão 28 empresas que proporcionarão aos alunos mais de 30 desafios diferentes. Em cada um deles, os estudantes serão divididos em grupos e deverão se dedicar à resolução de problemas do cotidiano das companhias. No total, foram 1920 estudantes participantes e 415 equipes que estarão nos desafios.
“A necessidade de o aluno vivenciar momentos reais é muito importante para a formação. Todos vão poder trabalhar e os alunos terão a oportunidade fazer, pensar e reavaliar possíveis erros”, disse o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
O diretor da EE, Marcos Massi, celebrou a adesão dos alunos ao evento e a forte presença das empresas participantes. Para ele, faz parte da realidade da instituição buscar os melhores métodos para o pleno desenvolvimento dos alunos. “É importante a gente desenvolver atividades que façam com que o aluno monte, faça propostas para solução de desafios reais de empresas”, declarou.
A abertura do Hackathon 2023 contou com uma palestra realizada pelo gerente de inovação e tecnologia do Senai-SP, Daniel Motta, que falou sobre a necessidade de aproximação entre empresas e a universidade. “É muito importante termos a formação associado às demandas. Sempre houve um gap entre a universidade e o mundo da indústria. O Hackathon traz desafios reais e associa isso a um programa de formação. Então o aluno sempre irá desenvolver respostas e soluções para uma demanda real”, apontou.
Representantes das diversas empresas que participam do Hackathon acompanharam a abertura do evento. O Hackathon 2023 será encerrado na sexta-feira, 28 de abril.