O curso de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) foi qualificado com a nota máxima do Ministério da Educação (MEC), em avaliação realizada no mês de agosto. A pontuação cinco representa a validação das competências exigidas para lecionar o curso, atendendo com excelência aos critérios necessários.
A análise criteriosa ocorre anualmente para o recredenciamento da pasta e atesta que a instituição, de acordo com normas certificadoras, é reconhecida como prestadora de ensino de uma alta qualidade e dispõe de moderna infraestrutura, além de um corpo docente competente.
Segundo o professor Mac Cartaxo, diretor da faculdade, os resultados da avaliação "significam um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por toda a equipe, mantendo o padrão Mackenzie, existente há mais de 150 anos".
Destaques da Faculdade
Além de ter alcançado a pontuação máxima em todos os quesitos avaliados pelo MEC, a FPMB se sobressai em algumas das premissas analisadas. Dentre esses requisitos, podem ser evidenciados o elevado grau de formação dos educadores, muitos dos quais são considerados personalidades relevantes no campo jurídico.
Também foi mencionada merecedora de reconhecimento, a proatividade da instituição no atendimento, tanto pelos professores quanto pelos alunos que responderam às perguntas do ministério. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade também foi elogiada durante a avaliação.
É importante destacar as iniciativas da FPMB, que, apesar de ser uma faculdade, já promove grupos de pesquisa científica e participa de eventos e projetos importantes no campo do Direito.
Como explicou o professor Mac, "nosso projeto pedagógico é considerado um processo inovador. Buscamos aprofundar o ensino acadêmico com as mais recentes inovações, sem que, para isso, a prática seja negligenciada".
Cartaxo evidenciou alguns exemplos. “Digo isso tendo como base a forma como fazemos no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), na maneira como abordamos as clínicas sociais de Direito e nas tecnologias adotadas que estimulam o protagonismo do aluno no aprendizado."
Entenda a avaliação
Toda atividade realizada na educação superior é uma concessão do MEC, e o documento em questão apresenta 41 indicadores que devem ser cumpridos para que essa concessão seja mantida a cada 4 ou 5 anos. Os resultados obtidos garantem que a faculdade se destacou nos rigorosos parâmetros estipulados pelo ministério.
A entidade mantenedora, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), também contribui significativamente para o desempenho da FPMB no exame realizado pelo MEC. A unidade brasiliense, sob a égide do IPM, opera em níveis elevados para manter a qualidade do serviço prestado e seguir o padrão Mackenzie, respeitando a tradição desse nome em todo o país.