O envolvimento com as produções artísticas é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e cognitivas dos estudantes desde muito cedo. Logo nos primeiros anos, os estímulos oferecidos pelas aulas de artes são importantes para que as crianças, e mais tarde os adolescentes, tenham elementos fundamentais para as construções individuais de mundo e a formação cívica. Por isso, no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília Internacional, os alunos são introduzidos à educação artística desde os primeiros anos no Infantil.
O CPM vem propondo métodos diferentes para provocar o interesse dos pequenos, ainda desacostumados a trocar de ambiente, durante o dia, e a lidar com todas as informações que acompanham as cores, formas, sons e expressões dos universos explorados pelas artes. Neste ano, as crianças foram reunidas para a pintura livre de um grande painel, que agora está exposto na entrada do bloco da Educação Infantil, em formato que permite registros fotográficos panorâmicos.
“Adaptar as crianças. Esse foi o propósito do trabalho. Ainda estamos no processo de adaptação, porque nossas crianças são muito pequenas. Ainda estão chorosos e muitas vezes nem querem sair da sala. Então, fizemos essa atividade nos primeiros dias para motivá-los. Para que se apaixonem pela aula de artes, pelo trabalho com a tinta, pelo lugar. Colocamos no mural produzido, inclusive, algumas palavras-chaves que regem esse trabalho da primeira semana. Uma delas é justamente o encantamento. Encantar as crianças. Então, por isso eu dou logo tinta no primeiro dia, trazendo a liberdade para que eles possam pintar do jeito que eles quiserem fazer”, explicou a professora de artes visuais Sandra Castor, responsável pelo projeto.
De acordo com a docente, o trabalho acabou provocando a alegria das crianças devido a essa liberdade de poderem expressar suas impressões com diversas cores e objetos diferentes. Segundo ela, a experiência do trabalho com tinta para crianças pequenas pode ser extremamente satisfatória e importante para elas, devido ao estímulo à criatividade. Os mackenzistas ficaram cerca de 40 minutos pintando em conjunto o painel colocado pela professora em uma grande mesa.
“Então vai pintando um cantinho, o outro vai pintando um outro canto. Eles vão completando o trabalho com o próximo, realizando, juntos, a descoberta. As cores vão se misturando e eles descobrem que uma cor com a outra virou algo completamente diferente, por exemplo. Então, você vê muitos momentos durante o trabalho em que eles vão descobrindo a mágica. Da mistura das cores à socialização. Fazendo amizades, conhecendo os colegas e estabelecendo os primeiros laços fraternos, com liberdade de cores e movimento, podendo caminhar pela sala, ir a outros cantos e iniciar novas formas de comunicação”, concluiu a professora.
Para assistir o vídeo de produção do painel e acompanhar o resultado final, clique aqui.