Com a mudança do novo Ensino Médio a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi definida uma nova organização curricular flexível e interdisciplinar. Os Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM) dão um passo importante na implementação do Currículo em suas unidades de Ensino.
Além dos Componentes Curriculares da Formação Geral Básica, o CPM oferece em sua matriz um conjunto de Programas Acadêmicos modulados de acordo com os interesses dos estudantes, permitindo-lhes certa autonomia na escolha desses programas.
“Como o aluno pode escolher e mudar de Trilhas a cada etapa do ensino, ele terá a possibilidade de, além de desenvolver uma gama de conhecimentos, experimentar qual é a área de trabalho que mais lhe agrada", destaca a coordenadora do Ensino Médio do CPM Tamboré, Lilian Maria Carvalho.
Dentre as unidades dos CPM, temos uma oferta com 13 trilhas, divididas em 39 módulos durante o ano letivo de cada série. Dentro de cada área do conhecimento, os professores aprofundam, em abordagem inter e multidisciplinar, temas que são tratados com metodologias diferenciadas ligadas às Unidades Curriculares de “Oficina, laboratórios, Clubes de Leitura, observatórios, incubadoras, núcleos de estudo e de criação artística”, aponta a coordenadora do Ensino Médio do CPM Palmas, Marta Alves Silveira.
Nas Trilhas, a experiência de aprendizado está focada no protagonismo do aluno, que aprende a desvendar desafios práticos entrelaçados com conceitos teóricos extremamente atuais, que têm a ver com o seu cotidiano e relevantes para sua vida.
Dentre os diferenciais destacados pelo coordenador do Ensino Médio do CPM São Paulo, Ricardo Cassab, as Trilhas de Aprofundamento podem proporcionar para os alunos engajamento, maior protagonismo, espírito empreendedor, desenvolvimento de habilidades, aprendizagem significativa, maior interação social e despertar vocacional - no caso os alunos, pelo contato com a prática de várias profissões ligadas à área de conhecimento a que as trilhas se aplicam, têm mais subsídios para escolherem suas futuras profissões.
“É uma forma de acolher os anseios e necessidades de uma geração de adolescentes cada vez mais antenada e envolvida nos processos sociais, políticos e econômicos. Além de que, quando o aluno pode realizar suas próprias escolhas, seu interesse pelo estudo é maior. Torna-se também uma obrigação legal”, acrescenta Cassab.
“Ultimamente, temos visto muitos jovens que, ao ingressar na faculdade, mudam de curso várias vezes por não terem tido a oportunidade de saber o que gostam e no que têm mais habilidades. A oferta das Trilhas de Aprofundamento vem dar uma solução para este caso, pois os estudantes vão ter a oportunidade de escolher o que se interessam e de experimentar a aplicação destes conhecimentos na prática”, finaliza a coordenadora Lilian.
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio. Salmo 90:12