Formada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Patricia Corsi foi intitulada a oitava melhor CMO (Chief Marketing Officer) do mundo, pelo Cannes Lions. O prêmio aconteceu no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, no qual foi apresentado a lista dos 10 CMOs mais premiados do mundo.
Apenas dois representantes brasileiros estavam na lista, ambas mulheres. “Somos duas mulheres brasileiras na lista, as únicas brasileiras, isso é uma coisa que eu tenho muito orgulho”, afirmou Patricia.
Patricia estudou no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) e na UPM. Atualmente, a mackenzista trabalha como Chief Marketing, Digital & Information Officer (CMO, CDO, CIO) na Bayer consumer health global (divisão de consumo da Bayer mundial), uma renomada empresa na área farmacêutica.
Mas não para por aí: há cerca de 2 anos, Corsi também foi eleita uma das melhores CMOs do Brasil pela Forbes. “Para mim foi um grande motivo de orgulho, mas principalmente uma grande oportunidade de abrir as portas para os brasileiros que querem ter uma carreira parecida com a minha”, destacou.
Época de Mackenzie
“Minha história no Mackenzie é longa e muito bonita, eu entrei na escola americana em 1980 na primeira série, e eu fiquei até a oitava série, depois eu saí para fazer o colegial fora, e voltei para fazer a faculdade”, disse Patricia.
A mackenzista entrou na turma de Propaganda e Marketing em 1992. Neste período, fez parte da liga desportiva, trabalhando com voleibol e handebol, ajudando a divulgar os esportes do Mackenzie. “Eu sempre gostei do foco no esporte, ajudava muito todo mundo balancear os estudos com energia, formação de equipe e colaboração, que são coisas que no mundo dos esportes são bem importantes”, declarou.
Influência do Mackenzie em sua carreira
Patricia busca desenvolver seu lado profissional a cada ano que passa, sempre se atualizando com o mercado atual. “Durante os meus estudos, eu sempre gostei muito das aulas e os professores eram muito bons, eu acho que essa educação que eu recebi me ajudou a ter muita vontade de continuar me aprimorando”, alegou.
Em 2023, Patricia se juntou com quatro brasileiras para lançar um grupo sem fins lucrativos, nomeado de “Latinas do Bem”, com o objetivo de apoiar e impactar positivamente 100 mil mulheres latino-americanas nos próximos quatro anos. “Nós fornecemos sessões de mentoria gratuitas, dicas, trazemos especialistas para fazer webinars e palestras. Tudo gratuito e tudo voltado para mulheres latinas onde ela estiver no mundo. É muito triste ver pesquisas salariais e perceber que a mulher latina é a que menos recebe”, ressaltou.
Mesmo há mais de 20 anos formada, a mackenzista apontou a importância da universidade em sua vida. “Estou fora do Brasil há 15 anos, nos mudamos para Londres, depois para Holanda, Londres de novo, México e agora há cinco anos na Suíça. Então, mesmo estando longe geograficamente, o Mackenzie está sempre dentro de mim”.
Conselho aos estudantes
Para Patricia, entender finanças é extremamente importante. “Não ter conhecimento de lucratividade, não entender quais são as principais alavancas de volume, de valor, de preço, é uma coisa que vai te dar uma opção de carreira mais restrita. Seja uma pessoa de negócio que é muito boa em marketing, e não seja uma pessoa de marketing que não entenda de negócio”, apontou.
Além disso, ela ainda destacou a importância da profissão e os cuidados que se deve ter. “É uma profissão que te dá muitas oportunidades de criar, impactar a vida ao seu redor, faça isso com responsabilidade, porque todas as marcas e as suas atitudes podem ter um impacto positivo ou negativo, tudo depende de você”.
Isso é Mackenzie!
“Uma coisa que eu falo, com muito orgulho, é que eu amo o Mackenzie e sou eternamente grata e tudo que eu puder fazer para apoiar essa instituição que tanto me deu, eu sempre vou fazer”, afirmou Patricia.