A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) busca proporcionar aos seus alunos uma formação completa, que vai além do conhecimento técnico-profissional. Por meio do programaMackSTLR, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, entre elas, a competência Liderança e Empreendedorismo se destaca por contribuir com o amadurecimento do estudante.
Conheça como o programa promove consciência das novas ideias valorizadas pelo mercado de trabalho, juntamente com o relato do coordenador dessa competência no MackSTLR, Ricardo Barbosa.
Segundo o especialista, o programa valoriza a disponibilidade para a prática da reflexão crítica sobre as diferentes experiências que o aluno terá em sua vida universitária. Desse modo, ele irá perceber a transformação sobre seus valores, visão de mundo e escolhas de vida que fará durante esse processo.
Ele explica que as experiências são registradas por meio de atividades reflexivas. “Isso tem um efeito cognitivo importante, já que serve para consolidar, potencializar, perceber, expressar e de obter o reconhecimento externo desse processo de transformação por meio do Mackenzie E-Portifólio, que é um sistema de registro vinculado ao sistema MackSTLR”, enfatiza Barbosa.
Ao ser questionado a respeito do método de avaliação e acompanhamento, Barbosa frisa que o sistema precipita o amadurecimento do aluno. Em conseguinte, o programa torna explícitas as iniciativas de aprendizagem transformadora bem como o relato reflexivo resultante dessas experiências. “Ganha o aluno, que adquire consciência sobre esse processo, e ganha a sociedade, que passa a ter acesso ao registro desse desenvolvimento socioemocional, que é algo bastante inovador e é o grande diferencial do Sistema MackSTLR”, destaca o coordenador.
Já em relação aos desafios enfrentados durante a jornada do programa, Ricardo Barbosa compartilha que conscientizar o aluno da importância desse processo de amadurecimento sem dúvidas é a meta mais complexa. Depois de conscientizado, ele adere ao sistema e a transformação se potencializa.
Sobre as competências empreendedoras e de liderança, o professor acredita serem fundamentais e decisivas para a futura aceitação do estudante no mercado do trabalho. Ele menciona que no programa, as competências empreendedoras são desenvolvidas na prática, por meio da construção de soluções que somam o propósito de geração de impacto social à busca do retorno econômico-financeiro.
De acordo com Barbosa, os alunos relatam uma mudança profunda sobre a compreensão do empreendedorismo como uma competência para solução de problema, o que tem ressignificado a carreira de muitos deles. “Fico feliz em perceber que o empreendedorismo passou a ser uma opção aos mackenzistas”, comemora o professor.