Criado em 2020 e idealizado pela pró-reitora de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Janette Brunstein, o MackSTLR – Mackenzie Student Transformative Learning Record – é implementado pela Coordenadoria de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT), liderada pela professora Suelene Piva.
Traduzido para o português “Registro da Aprendizagem Transformadora dos Estudantes”, o programa envolve um dos pilares da atual política de ensino da UPM: a Aprendizagem Transformadora, que entende a educação de adultos em contextos formativos autônomos e emancipatórios, cuja vivência da revisão de concepções pessoais leva à produção de novos sentidos e percepções sobre a realidade por parte do aprendiz.
De modo alinhado aos princípios e valores institucionais (ethos mackenzista), a iniciativa colabora com o autodesenvolvimento do estudante, que terá a oportunidade de se aprimorar em diferentes competências. Além disso, o aluno registrará seu processo de autodesenvolvimento, manifesto em seu e-Portfólio, espécie de currículo adicional, que dará a conhecer à sociedade e ao mercado de trabalho suas competências socioemocionais. Este documento, intitulado “Mackenzie e-Portfólio”, apresenta de forma metarreflexiva as experiências dos estudantes ao participarem das Iniciativas de Aprendizagem Transformadora (IATs), relatando seu percurso formativo com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais. A Coordenadoria de Desenvolvimento Discente da PRGA, liderada pelo professor Ivo Eduardo Pons, também se dedica às experiências que alavancam aprendizagem transformadora, tanto nos componentes universais de empreendedorismo, como nas experiências de desenvolvimento discente da UPM que podem promover transformação, apoiando os alunos na confecção dos seus projetos de vida e carreira e no seu registro nos e-portfólios.
O MackSTLR amplia a perspectiva formativa dos alunos, ultrapassando o domínio dos saberes técnico-profissionais ao intencionar também a promoção do desenvolvimento pessoal. Assim, durante o percurso formativo, o estudante é convidado a se desenvolver a partir de seis competências-chave essenciais, definidas de forma conjunta com a comunidade acadêmica e com stakeholders externos: 1) Ética; 2) Liderança e Competências Empreendedoras; 3) Sustentabilidade e Bem-Estar Coletivo; 4) Reflexão Crítica e Comunicação; 5) Competências Culturais e Globais; e 6) Competências Técnico-Profissionais.
Considerando as competências envolvidas no Programa MackSTLR, os valores condutores da formação do aluno contemplam tanto o ponto de vista técnico quanto a capacidade de atuar de modo ético e comprometido com a produção de uma sociedade justa e igualitária, habilitada para criar e implementar soluções, com a intenção de elevar a qualidade de vida no país.
Considerando-se a importância de ações voltadas à implementação do programa na UPM, a professora Suelene Piva destaca a relevância da CEAT no cumprimento deste papel: “A coordenadoria tem atuado como um Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora e age na capacitação e formação continuada do corpo docente da Universidade, em especial para promover o Programa MackSTLR”.
Janette Brunstein diz que, nesse momento de avanço tecnológico, de fácil acesso do estudante às informações e com o avanço da inteligência artificial, mais do que nunca é preciso promover a Aprendizagem Transformadora, por seu caráter altamente reflexivo e dialógico, no qual o aluno conhecerá a si mesmo e o seu potencial de intervenção no mundo. Em suas palavras: “O Programa MackSTLR viabiliza oportunidades de Aprendizagem Transformadora em acordo com a missão e visão institucional de formar um ser humano para o exercício pleno da cidadania. É altamente dirigido à promoção do autoconhecimento do estudante, tornando-o capaz de atuar no mundo de uma forma crítico-reflexiva”.
Os professores interessados em participar do Programa MackSTLR podem obter mais informações, clicando aqui.