A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu nesta quinta-feira, 25 de abril, a visita de uma comitiva da Missão Acadêmica Canadá-Brasil, que contou com a presença de diversos pesquisadores canadenses e brasileiros vinculados à Organização Universitária
Interamericana (OUI).
“O mundo gira com muita rapidez e não trabalhamos sozinhos. A universidade não está isolada e possuímos muitos interesses em comum com as instituições do Canadá. São esses pesquisadores que colocarão as pesquisas de pé e por isso é importante a proximidade” disse o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
A pró-reitora de Pós-Graduação da UPM, Maria Cristina Trigueiro Veloz Teixeira, ressalta a importância da rede de pesquisa para trabalhar em cima de problemas comuns. “Muitas das redes que fazemos, em um país um problema é resolvido, em outro, podemos replicar essa solução. Isso só enriquece e eleva o nível da pesquisa brasileira. Com os contatos e as visitas, podemos desenvolver projetos e aplicar em projetos internacionais”, apontou.
Os pesquisadores canadenses vieram ao Brasil por conta de uma iniciativa Divisão
de Educação Internacional do Global Affairs Canada, ligada ao governo do país. A delegação foi composta por 32 pesquisadores canadenses atuantes nas áreas de Ciências da Saúde, Engenharia, Meio Ambiente e Tecnologia, além de cientistas brasileiros ligados à OUI.
“Com o subsídio do governo canadense, identificamos o Brasil como uma prioridade para parcerias de pesquisas, por conta das áreas de interesse em comum, como no setor agropecuário, mineração, ambiental e na área social, como no Direito. Existe um interesse industrial e econômico, além de um alto nível de pesquisas nessas áreas”, disse o diretor executivo da OUI, David Julien.
Entre as instituições de ensino representadas na visita constam: Université de Sherbrooke; Université du Québec à Chicoutimi; University of Saskatchewan; University of Quebec in Abitibi-Témiscamingue; Lakehehead University & CALAREO Consortium; Thompson Rivers University; Memorial University of Newfoundland; Cornestoga College; Durham College;
Institut National de la Recherche Scientifique; Université du Quebec à Montréal; Collège Montmorency; e OCAD University.
Além da visita técnica ao Mackenzie, a comitiva passará por outras instituições de ensino brasileiras. O encontro realizado no campus Higienópolis foi mediado pela Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM.