24.08.2023 - EM Cultura

Coordenação


Muitos de nós esperamos ler inspirações profissionais em artigos do LinkedIn, livros ou em matérias no jornal. No entanto, histórias de pessoas de sucesso podem ser encontradas em filmes e séries disponíveis para todas as áreas de atuação e gostos.

Para aprender como melhorar em sua área de atuação, repensar seus objetivos profissionais, ou apenas conhecer histórias fascinantes, confira a lista de filmes que selecionamos para você.

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (2000) - Netflix, Globoplay

Interpretada por Julia Roberts, Erin Brockovich se vê perdida após fazer parte de um acidente de carro. Sem dinheiro para sustentar sozinha seus três filhos ou para pagar o processo, ela convence seu advogado a contratá-la. Durante seu tempo no escritório, Erin descobre que a água de uma pequena cidade no deserto está sendo contaminada, e assim convence seu chefe a investigar o caso. Com seu carisma e conhecimento local, a profissional ajuda os moradores a ganhar um processo de US$ 333 milhões.


A Rede Social (2010) - Netflix

O drama biográfico acompanha a vida do empresário Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) durante seu tempo como estudante de Harvard. Com a ideia de criar um site para alunos dentro do campus, ele e outros alunos acabam criando o Facebook, rede social que possui mais de 500 milhões de usuários na época de lançamento do filme. Baseado no livro "The Accidental Billionaires", o longa também aborda as complicações após Zuckerberg se tornar o bilionário mais jovem do mundo.


Um Senhor Estagiário (2015) - HBO Max, Prime

O filme retrata a vida de Ben (Robert De Niro), um viúvo de 70 anos que trabalhou a vida inteira em uma fábrica de listas eletrônicas. Após se aposentar, ele investe em diversas formas de ocupar seu tempo como aulas de mandarim e exercícios, mas nada o satisfaz.

Em certo momento, Ben se depara com uma proposta de estágio para pessoas com mais de 60 anos. Na empresa, o profissional fica responsável pela rotina da CEO, Jules (Anne Hathaway). Desenvolvendo novas amizades e interesses românticos, o protagonista também floresce seu lado profissional.


Girl Boss (2018) - Netflix

A série retrata a vida de Sophia (Britt Robertson) que, sem emprego ou dinheiro para se sustentar, passou a investir em peças de roupas em brechós e revendê-las em sites como raras ou vintages. Com o crescimento de sua loja virtual, Sophia acabou criando seu próprio site, o Nasty Gal. Cheia de humor e atitude, o retrato da empreendedora conta com clareza os desafios que jovens empreendedores passam no início de suas carreiras.


O Menino que Descobriu o Vento (2020) - Netflix

Cansado de ver seu vilarejo em Malawi passando por dificuldades devido à falta de alimento, o jovem William Kamkwamba (Chiwetel Ejiofor) descobre o que é energia eólica em um livro de sua biblioteca local. Determinado a ajudar seus vizinhos, o menino decide construir um moinho de vento utilizando apenas materiais reciclados. Mesmo enfrentando diversas dificuldades, William insiste em seu projeto e realiza seu sonho de ajudar aqueles que vivem ao seu redor.


A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020) - Netflix 

Em formato de minissérie, a história retrata a primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos, madame C.J. Walker (Olivia Spencer). Durante os quatro episódios disponíveis, a série acompanha a formação da primeira linha de cosméticos pensados para mulheres negras na década de 1910. Junto à Anne, uma cabeleireira local, a então mãe solteira investiu seus esforços e criou uma fortuna de US$ 8 milhões.

Som na faixa (2022) - Netflix

Após a criação de serviços de streaming como o Netflix, em meados dos anos 2000, toda a indústria cinematográfica passou por mudanças drásticas. No cenário musical, no entanto, a entrada do primeiro gigante dos streamings marcou uma nova era no consumo cultural.

Som na Faixa é a nova série original sueca da Netflix. Daniel Ek (Edvin Endre), um jovem aspirante entra no mercado musical enquanto diversas empresas estão focadas em combater a pirataria. O empresário então inaugura o Spotify, primeiro serviço de streaming digital de música, e passa a revolucionar o mercado.